Eventos

Nacional do Cavalo Árabe superou todas as expectativas

A 39ª Nacional do Cavalo Árabe, que aconteceu de 11 a 14 de novembro, no Helvetia Riding Center, em Indaiatuba (SP), acabou, mas a qualidade da raça, apresentada no evento, permanecerá destacando o Brasil como um dos melhores plantéis do cavalo mais completo do mundo.

Com uma programação diversificada, a Nacional do Cavalo Árabe, teve provas de Performance, Halter, Corrida, Três Tambores, Seis Balizas, Cross Country, Hipismo Rural, Salto e Enduro.
Neste ano, apesar de um momento atípico, o evento teve um aumento de mais de 40% nas inscrições e uma premiação inédita, R$ 135 mil para as provas funcionais, que, além de contribuir para o fomento da raça, atraiu novos competidores.

“Seguimos rigorosamente todos os protocolos sanitários existente e cumprimos todos procedimentos determinados pelo documento assinado entre o governo do estado de São Paulo e todas associações de cavalo, para realização de uma exposição como esta. Nossa Nacional pode ser conferida por milhares de pessoas no conforto de suas casas, em todo o mundo. O evento foi um sucesso tanto pelo ponto de vista das pessoas que tiveram presencialmente, como das pessoas que assistiram online. Fico feliz pelo sucesso, juntamente com a atual diretoria e todos associados do Árabe”, declarou Rodrigo Forte, presidente da ABCCA.

Seguindo o padrão de qualidade, o corpo de juízes escolhido para esta nacional também não poderia ser diferente. Cinco profissionais de alto nível foram escolhidos para julgar as provas de Halter e Performance: Fábio Amorosino (Brasil), Gerard Paty (Bahrein), Joseph Polo (Estados Unidos), Luiz Eduardo Caio (Brasil) e Terry Holmes (Estados Unidos), além do Ring Master, Juan Dale Stuckey (Estados Unidos) e do Vet Check, membro da FEI – Federação Equestre Internacional, Dr. Guilherme Santos (Brasil).

Para os juízes, os animas apresentados nesta nacional se destacam em qualquer lugar do mundo. “É um privilégio vir e julgar essa linda competição daqui, que é sempre diferente de qualquer outro lugar do mundo. É um prazer ver a criação brasileira avançando como deveria. Os criadores brasileiros são conhecidos mundialmente pela qualidade dos cavalos que eles criam”, expôs Gerard Paty.

Já Joseph Polo, que julgou em anos anteriores o evento ressaltou ainda mais a qualidade dos animais. “A qualidade da Nacional deste ano foi fantástica, as categorias de garanhões e éguas foram excelentes, assim como as de potros, os animais estavam incríveis. Sei que vários animais que foram julgados nesta Nacional já foram exportados para outros países, sendo campeões em outros lugares do mundo. Eu mesmo já julguei alguns destes animais em outras exposições”. Terry Holmes, completou “e os apresentadores se apresentaram brilhantemente”.

Eduardo Caio, parabenizou a ABCCA pela posição corajosa em realizar o evento. “O resultado dessa Nacional foi muito positivo, uma atitude corajosa da Associação, que conseguiu apoio dos criadores, expositores, com um número recorde de inscritos, um evento muito prestigiado. Com relação aos animais, o Brasil é renomado no mundo inteiro como um dos melhores celeiros de bons cavalos, e isso está mais uma vez confirmado. Os animais são dos melhores níveis, os ganhadores daqui, serão ganhadores em qualquer lugar do mundo”, Luiz Eduardo Caio.

Homenagens

Além das disputas, a 39ª Nacional do Cavalo Árabe teve emocionantes homenagens, que destacaram aqueles que estão sempre em busca do fomento e mais visibilidade da raça. Uma das homenagens foi para criador Lúcio Miranda (in memoriam), do Haras Paiquerê, que muito contribuiu para raça. A família continua com a criação e recebeu uma singela homenagem da ABCCA.

Outra figura importante que foi homenageada, o fundador da ABCCA, Aloysio Andrade Faria, que faleceu esse ano. Um apaixonado e visionário do cavalo Árabe, responsável por organizar os registros e difundir a raça no Brasil.

Outro criador homenageado José Alves Filho, do Haras JM, que há mais de 35 anos cria cavalo Árabe, foi homenageado por nessa Nacional, tem inscrito o maior número de cavalos. Um grande incentivador da raça.

E finalizando as homenagens, Cris Durante Guardia, Diretora de fomento, por trabalho de fomento realizado nos seus 10 anos fazendo parte da ABCCA, entre eles, com o ABCCA Kids e o Programa do Cavalo Árabe.

Farm Tours

Finalizando a programação da Nacional do Cavalo Árabe, foram realizados três Farm Tours: Haras Vila dos Pinheiros, RFI Arabians e Rach Stud que abriram as portas de seus Haras apresentando seus campeões e disponibilizando para venda coberturas, embriões e óvulos das linhagens consagradas de seus criatórios.

Os Farm Tours movimentaram o mercado do Cavalo Árabe com faturamento de R$3,5 milhões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *