Agricultura

Codevasf investe R$ 2 milhões para modernizar agricultura familiar

Cerca de R$ 2 milhões em recursos de emenda parlamentar já foram investidos em 2020 pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na mecanização da agricultura familiar em municípios alagoanos. São 31 associações e cooperativas e uma prefeitura municipal que receberam máquinas e implementos agrícolas que devem modernizar a produção agrícola familiar em culturas como frutas, mandioca, milho, entre outros. Até dezembro, outras organizações alagoanas de agricultura familiar devem ser beneficiadas pela Codevasf.

Entre as máquinas e equipamentos repassados pela Codevasf a associações e cooperativas de Alagoas estão sulcadores, tratores, grades aradoras, tanques redes, batedeiras de cereais, carretas tanques, tanques pipa, ordenhadeira mecânica e taques de resfriamento de leite.

Uma das organizações beneficiadas foi a Associação Indígena Xukuru-Kariri, do município de Palmeira dos Índios (AL). Fundada pelo pajé Miguel Xukuru-Kariri em 1991, a associação presta apoio à agricultura familiar praticada pelos integrantes da etnia indígena. Na comunidade, são cultivados banana, manga, mamão, coco, caju, repolho, couve, cebola, entre outras, no sistema agroecológico.

A organização já havia sido beneficiada anteriormente com um trator, uma carreta agrícola, um tanque pipa de 5 mil litros, uma roçadeira, uma ensiladeira e um sucador leve e, em 2020, teve acesso a mais um implemento. “A grade aradora é um equipamento de grande uso para preparação da terra que é compartilhado pela comunidade. São equipamentos de fundamental importância no contexto que pretendemos ampliar nossas áreas de cultivo”, destacou o presidente da associação.

Segundo o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Ricardo Lisboa, os investimentos pretendem estruturar atividades produtivas que já existem, mas que precisavam de recursos para terem acesso a modernas máquinas e equipamentos que otimizam o trabalho no campo.

“A agricultura familiar possui um papel importante na produção de alimentos no Brasil, proporciona trabalho e renda para milhares de famílias em Alagoas e fixa essas famílias no campo, produzindo e distribuindo riqueza. Assim é missão da Codevasf investir na estruturação de atividades produtivas ao proporcionar o acesso às tecnologias agrícolas a essas associações e cooperativas. Para isso, contamos com investimentos por meio de emendas parlamentares”, afirmou Lisboa.

O superintendente regional da Codevasf em Alagoas aponta que outras organizações de atividades produtivas podem procurar a Companhia para receber investimentos. “Para estruturação do desenvolvimento regional de Alagoas, a Codevasf realiza investimentos do Governo Federal que estruturam atividades produtivas em área como piscicultura e agricultura irrigada. Como empresa pública federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, estamos abertos a receber novas demandas que serão analisadas por nosso corpo técnico”, afirmou.

Ele ainda falou que até o final de 2020 outras associações e cooperativas devem ser beneficiadas. “Estamos trabalhando para que todas as associações e cooperativas já cadastradas e com processo avançado de cessão de máquinas e equipamentos tenham acesso aos bens ainda este ano. Também já estamos nos preparando para os investimentos do próximo ano. Acreditamos que com esse trabalho, podemos ampliar a renda médias das famílias e promover o desenvolvimento dos municípios alagoanos”, disse Ricardo Lisboa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *