Destaques Notícias

Vaquejada exige cavalos bem condicionados e suplementados

Atividade esportiva que faz parte da cultura do Nordeste, a vaquejada remonta o primeiro quarto do século passado, onde haviam disputas nas fazendas na captura dos bois. Periodicamente o trabalho de apartação era feito por vaqueiros, vestidos em roupas de couro, que enfrentavam a Caatinga, os arbustos e espinhos e consiste na atuação de dois vaqueiros montados com o objetivo de derrubar um boi. Era preciso separar o gado, apartar bezerros e novilhos. Com certeza, esse tipo de trabalho deu origem à vaquejada.  “A definição da vaquejada já mostra que ela é indicada para cavalos bem preparados. Sem apresentar boa saúde e bom condicionamento físico, os animais não conseguem atender às necessidades dos competidores”, diz Antonio Coutinho, gerente de produtos para equinos da Vetoquinol Saúde Animal.

“Quando falamos em condicionamento físico, temos de levar em consideração vários aspectos, como resistência, qualidade e eficiência dos músculos e capacidade cardio-respiratória, além dos aspectos estéticos, que dizem muito sobre a saúde dos animais. É o caso do pelo hidratado e cascos firmes”, explica.

Outros fatores de extrema importância para os cavalos usados nas vaquejadas são a alimentação e a suplementação nutricional. É essencial oferecer nutrição adequada, composta por ração balanceada e adequada à atividade dos animais, além de boa suplementação mineral e água de qualidade. Todas essas características são cruciais para que o cavalo possa participar de eventos que exigem muito fisicamente. “É importante que os criadores utilizem uma linha de suplementos de qualidade que atenda a todas as fases da vida do animal”, recomenda Coutinho.

“Animais treinados para esportes em geral merecem atenção especial e suplementos de qualidade desde o nascimento, durante a fase de crescimento e depois, quando adultos, é necessário sempre disponibilizar nutrientes de boa qualidade e produtos específicos de acordo com o objetivo individual de cada atleta. Afinal, o intuito é proporcionar qualidade de vida, perfeito condicionamento físico, além da boa aparência”, ressalta Julia Izoldi, coordenadora técnico-comercial de equinos da Vetoquinol Saúde Animal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *