Agricultura Direto da Redação

Concurso Melhores Cafés de SP aponta finalistas

A comissão organizadora do 19º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo – Prêmio Aldir Alves Teixeira – divulgou nesta quinta-feira a relação dos lotes finalistas, cujas notas são compostas pela pontuação obtida na avaliação técnica (80%) e no quesito sustentabilidade (20%).  São ao todo 11 finalistas, sendo quatro na categoria Café Natural, quatro na categoria Cereja Descascado, dois na categoria Microlote (de apenas duas sacas, não importando a forma de preparo) e um Nano lote.

O campeão foi o produtor Carlos Rovilson Penna, de Divinolândia, com a nota 8,55, na categoria Cafés naturais. Um destaque, foi na categoria Nano Lote (que não concorre com as demais), o produtor Claudinei Junqueira, também de Divinolândia, com a nota de 8,59.

Na edição deste ano, foram inscritos por cooperativas e associações de produtores 69 lotes, de 8 regiões produtoras. As amostras de todos os lotes foram avaliadas por um Júri Técnico no dia 28, na Sala de Classificação e Degustação da Associação Comercial de Santos.

Os classificadores e especialistas que integram o júri foram indicados por instituições apoiadoras do concurso, com a coordenação dos trabalhos realizada por Nathan Herszkowicz, presidente executivo do Sindicafé SP. São eles: Camila Arcanjo, do GAC – Grupo de Avaliação de Café do Sindicafe-SP – Sindicato das Indústrias de Café do Estado de São Paulo, Alouisio Aparecido Lusvaldi Barca, do Museu do Café, Clóvis Venâncio de Jesus, da Associação Comercial de Santos, Cristina Saraiva Deolindo, do Cecafé e Kwong Joork Yeung da Câmara Setorial de Café.

Para Nathan Herszkowicz, presidente executivo do Sindicafe-SP esse concurso, que une produtores, indústrias, cafeterias, varejo e consumidores, e que é pioneiro e o mais antigo do Brasil, é a grande oportunidade de mostrar a excelente qualidade dos cafés de São Paulo, dando a oportunidade dos apreciadores da bebida degustarem o que há de melhor em café.

Para o recém empossado presidente da Câmara Setorial do Café, Ademar Pereira, da cidade de Caconde, a iniciativa do concurso é de extrema relevância e terá continuidade nos próximos anos, dando o merecido destaque aos produtores que se empenham em produzir produtos de altíssima qualidade.

Leilão e premiação

Os 11 lotes finalistas poderão ser adquiridos por cafeterias, torrefações e pessoas jurídicas durante o leilão que começa dia 05 e termina dia 11 de novembro. A ficha de participação está disponível no site www.sindicafesp.com.br e deverá ser preenchida e enviada, juntamente com o lance, para o e-mail camarasetorial@sindicafesp.com.br.

O resultado do leilão será divulgado dia 27 de novembro, em cerimônia a ser realizada on line (em função da pandemia do Covid 19), quando será feita a premiação dos produtores e das empresas campeãs (as que deram os maiores lances no leilão). Esses cafés serão industrializados e a partir de dezembro estarão disponíveis aos consumidores, em embalagens com selos numerados, que poderão adquiri-los em lojas gourmet ou via e-commerce.

O concurso é uma promoção da Câmara Setorial de Café de São Paulo e da CODEAGRO – Coordenadoria de Agronegócios da Secretaria da Agricultura do Estado, e conta com a parceria do Sindicato das Indústrias de Café de São Paulo, da ACS – Associação Comercial de Santos e do Museu do Café.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *