Direto da Redação Notícias

Terapias com ozônio e células-tronco são regulamentadas

Para tratar as queimaduras nas patas de onças pintadas feridas nos incêndios recentes do Pantanal, os médicos-veterinários do Instituto No Extinction (NEX), de Corumbá (GO), utilizaram ozonioterapia e células-tronco para cuidar dos ferimentos. A fêmea resgatada, batizada de Amanaci (deusa da Chuva, em tupi-guarani), vem sendo tratada com células-tronco para regenerar os tecidos e músculos das patas queimadas. O macho Ousado já voltou para casa, esta semana, e foi solto no Parque Estadual Encontro das Águas, no Pantanal. Para se recuperar, ele passou por sessões de laser e de ozônio.

A boa notícia é que, a partir de agora, as terapias estão regulamentadas e os médicos-veterinários podem exercê-las como práticas clínicas para tratar animais, conforme as Resoluções nº 1363 e 1364 do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), publicadas hoje no Diário Oficial da União (DOU). A data é especial para a autarquia, pois marca os 52 anos de criação do Sistema CFMV/CRMVs, por meio da Lei nº 5.517, de 23 de outubro de 1968, que também disciplina o exercício profissional do médico-veterinário.

Para as terapias com ozônio ou células-tronco, os profissionais devem contar com o respaldo técnico que indique segurança e eficácia para o tratamento da doença, além da dose e via indicada, seja de forma isolada, adjuvante ou complementar. As resoluções definem que a indicação, a prescrição e o uso de células-tronco e ozonioterapia em animais são atividades clínicas privativas dos médicos-veterinários, que são responsáveis pela utilização de equipamentos e materiais apropriados e devidamente registrados nos órgãos competentes.

Como órgão orientador do exercício profissional, o CFMV se aproximou das entidades representativas de terapias ainda não regulamentadas. Dessa forma, pode ampliar o debate e ter conhecimento dos estudos necessários para subsidiar a análise que levou ao processo de normatização de terapias inovadoras, experimentais, integrativas e complementares.

“Comprometida com a inovação e a transparência, a atual gestão do conselho estabeleceu o diálogo com os profissionais que têm atuado pelo progresso da Medicina Veterinária e, com responsabilidade e conhecimento, estamos modernizando nossos normativos para garantir segurança jurídica a todos que trabalham com ética, zelo e compromisso pela saúde e bem-estar dos animais”, destaca o médico-veterinário Francisco Cavalcanti, presidente do CFMV.

As resoluções entram em vigor em 3 de novembro e os procedimento devem ser expressamente autorizados pelo proprietário, responsável ou tutor do animal. Os profissionais devem usar o termo de consentimento, conforme diretrizes da Resolução CFMV nº 1321, de 24 de abril de 2020.

Ozônio

A ozonioterapia é um serviço veterinário que usa o oxigênio (O2) e, a partir de uma descarga elétrica, o transforma em ozônio (O3). “O O3 é uma molécula instável, que reage com os tecidos, se dissocia e seus metabólitos irão exercer atividades bactericida, fungicida, anti-inflamatória e analgésica, de acordo com a concentração, dose e via de uso do ozônio”, explica o médico-veterinário Carlos Sarmento, que há três anos trabalha com a técnica em animais.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Ozonoterapêutas Veterinários (Abo3vet), o médico-veterinário Jean Fernandes Joaquim, a ozonioterapia pode ser indicada para quase todos os tipos de enfermidades, em algumas como principal tratamento de escolha e, em outras, como adjuvante terapêutico. “Em 2017 e 2018, publicamos dois artigos sobre o emprego do O3 em enfermidades neurológicas e ortopédicas, auxiliando no controle da dor e qualidade de vida”, afirma.

Atualmente, a Abo3vet conta com 400 associados, mas o presidente contabiliza que aproximadamente dois mil profissionais já trabalham com a técnica. Além de auxiliar em doenças musculares inflamatórias, como rotina em serviços de reabilitação, Joaquim explica que o ozônio tem sido aplicado como adjuvante em casos de doença renal crônica, processos infecciosos sistêmicos, lesões de coluna em geral, enfermidades do sistema digestório de origem inflamatória e enfermidades oftálmicas, além de doença articular degenerativa, como osteoartrose. “O O3 pode substituir alguns analgésicos ou ser combinado com eles e anti-inflamatórios, até para reduzir a dose e tempo de uso desses medicamentos”, revela.

Professor em cursos de graduação e pós-graduação, Sarmento afirma que a ozonioterapia já é reconhecida nos sistemas de saúde de vários países, como Itália, Espanha, Portugal, Rússia e algumas cidades dos Estados Unidos. “Temos comprovação científica bem vasta e diversos estudos publicados na PubMed [plataforma para pesquisa de publicações científicas da área da saúde] sobre ozonioterapia, os quais nos dão respaldo e segurança técnica”, diz.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *