Destaques Notícias

Butirato de sódio pode ser uma boa alternativa aos antibióticos

A redução e o uso racional de antibióticos na produção animal têm sido pautados mundialmente como prioridade para a saúde da cadeia produtiva e dos consumidores, o que alavanca a procura por alternativas naturais que ajudem na melhora do desempenho das aves. De acordo com a médica veterinária Sibele Lourenço, da Auster Nutrição Animal, o uso de ácidos orgânicos, constituintes naturais das plantas e dos animais, é uma opção ao uso de antibióticos. Entre suas vantagens, eles tornam mais eficiente a utilização dos nutrientes contidos nos ingredientes da ração sem oferecer riscos à saúde dos consumidores, servindo como ferramenta nutricional complementar.

“O butirato de sódio, sal derivado do ácido butírico, tem sido priorizado por ser sólido, mais estável e causar menos desconforto ao ser manipulado (apresenta odor menos intenso), tendo grande potencial como substituto para os antibióticos promotores de crescimento devido às suas características multifuncionais, que o diferenciam dos demais ácidos orgânicos”, explica.

Entre os benefícios da sua utilização estão a redução do pH gástrico e intestinal, aumento da atividade de enzimas proteolíticas, melhoria da digestão e absorção de nutrientes, redução das bactérias enteropatogênicas, estimulando a secreção de enzimas pancreáticas, favorecendo o equilíbrio da microbiota intestinal, fornecendo energia com baixo incremento calórico e maior palatabilidade das rações. O butirato de sódio também atua na manutenção da integridade da barreira intestinal e, em consequência, proporciona maior eficiência alimentar e ganho de peso, além de estar associado ao controle de patógenos intestinais de frangos de corte, como Salmonella spp., Clostridium perfringens e Escherichia coli.

Sibele informa que não há restrição de uso para o butirato de sódio, podendo ser utilizado nas formas livre ou protegida (microencapsulada). Entretanto, é necessário que os avicultores e técnicos se atentem a fatores como nível de inclusão, composição da dieta, interação com outros aditivos ou nutrientes dietéticos, idade e estado de saúde das aves. “Estes aspectos devem ser levados em consideração ao avaliar os efeitos dos derivados de butirato, particularmente em relação ao desempenho dos animais”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *