Direto da Redação Pecuária

Circuito Nelore de Qualidade em Ituiutaba/MG supera expectativas

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), a Associação Mineira dos Criadores de Nelore (AMCN), a Friboi e a Matsuda Sementes e Nutrição Animal premiaram, em Ituiutaba (MG), os vencedores da 21ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, realizada nos dias 23 e 24 de setembro, na unidade da Friboi do município mineiro. A cidade recebeu pelo segundo ano o evento.

“Nesta etapa do Circuito Nelore de Qualidade foram avaliados 554 animais, sendo 532 machos e 22 fêmeas. Entre os machos, 85% tinham até dois dentes incisivos permanentes (cerca de dois anos de idade), 96% pesaram mais de 18 arrobas, sendo a média de 22 arrobas, e 64% tinham cobertura de gordura mediana. Já 91% das fêmeas tinham dentição de leite (em torno de 18 meses de idade), 86% pesaram mais de 14 arrobas, com a média de 15 arrobas, e 95,5% tinham cobertura de gordura mediana”, informa o presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar.

A Medalha de Ouro de melhor lote de carcaças de Machos ficou com Carlos Alberto Mafra Terra, da Fazenda São Joaquim do Sul (Santa Vitória/MG), que também foi Medalha de Ouro na etapa de Santana do Araguaia (PA). “O sentimento é de dever cumprido. O Circuito Nelore é o que avalia o produto final, o que é plantado no começo da genética, o que você colhe no boi gordo. Estamos no caminho certo, percebemos que a nossa genética corresponde de forma efetiva para os nossos clientes. Com certeza temos uma grande ferramenta para quem quer selecionar uma genética funcional e rentável”, diz Luis Marcelo Tonello, gerente comercial.

A Medalha de Prata foi para Edson Pereira da Silva, da Fazenda Vale do Sol (Tupaciguara/MG), e a Medalha de Bronze ficou com Renato Bernardes Filgueiras, da Fazenda Santa Eulália (Carneirinho/MG).

Em relação às Fêmeas, o melhor Lote de carcaças foi de Liliane Caramori Bianco Queiroz, da Fazenda São José II (Unaí/MG), ganhadora da Medalha de Ouro. “O Circuito Nelore de Qualidade chegou até mim como um desafio, que encarei como uma meta. Independentemente do resultado, eu já me sentia uma campeã por estar entre os grandes nomes da pecuária brasileira, quebrando paradigmas, motivando e incentivando mulheres de todo o setor que também desempenham com excelência o seu trabalho de ‘dentro da porteira’”, diz Liliane Queiroz, considerada a dama do agro de Unaí (MG).

Roberto Ribeiro Moreira Filho, responsável pela Compra de Gado da unidade da Friboi em Ituiutaba, destaca que a etapa foi muito competitiva. “Carcaças bem terminadas, uma competição saudável e acirrada. Quero parabenizar os competidores e criadores na terra do zebu”.

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne da raça, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal, e cresce a cada ano. Em 2020, estão previstas a realização de 40 etapas em 11 estados. Até o fim do ano, 25 mil animais devem ser avaliados, consolidando o Circuito Nacional de Qualidade como o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *