Notícias

RS registra primeiros casos de sementes não solicitadas

Depois de Santa Catarina, foi do Rio Grande do Sul registrar casos de sementes enviadas do exterior pelo correio para produtores rurais. As sementes não solicitadas do exterior são diversas e tem origem em diferentes países asiáticos.

O relato oficial é de seis ocorrências no Estado. A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) efetuou três coletas nos municípios de Carazinho, Campinas do Sul e Rio Grande. Outras duas foram recebidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e uma terceira será entregue em uma inspetoria da Secretaria. O material será enviado para o laboratório oficial do Ministério, em Goiás.

A Secretaria fez alerta sobre o assunto e avisa a população que, caso recebam pacotes de sementes não encomendados, entreguem o material à inspetoria de defesa agropecuária ou escritório de defesa agropecuária mais próximo do seu município. “O pacote não deve ser aberto ou descartado no lixo, nem o material ou as sementes devem ser cultivados ou descartados no solo sob nenhuma hipótese, a fim de evitar que estas sementes atinjam o meio ambiente e áreas agrícolas do Estado”, alerta Ricardo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *