Sustentabilidade

Brasil certifica primeira empresa do agro com selo “Green Bond”

O Grupo Ecoagro, em parceria com Rizoma Agro, anuncia a primeira emissão do mundo a ser certificada como Green Bond de acordo com o novo critério de agricultura do Climate Bonds Standard. É a primeira vez que uma empresa do segmento agrícola conquista esse certificado. O processo foi auditado pelo Bureau Veritas.

Os Green Bonds (Selos Verdes) são títulos de dívida voltados à captação de recursos para investimentos em projetos de sustentabilidade e mitigação das mudanças climáticas.

A captação advinda da emissão dos CRAs, no total de R$ 25 milhões, tem como objetivo financiar a expansão da Agricultura Regenerativa Orgânica da Rizoma Agro, que utiliza sistemas produtivos que combinam práticas agrícolas que sequestram carbono, melhoram a resiliência ambiental e o incremento de matéria orgânica no solo.

Para a obtenção da chancela “verde” pela Rizoma Agro, foi avaliada uma área de 1.200 hectares de produção regenerativa orgânica, além de um silo para secagem de grãos e armazenamento no Estado de São Paulo. A operação contou com protocolo agrícola desenvolvido pela Climate Bonds Initiative aplicado pela primeira vez em um projeto no setor de Agricultura. O Bureau Veritas auditou os critérios determinados e suas evidências para a prática de agricultura de baixo carbono.

“Esse é um marco muito importante para a Rizoma Agro e para o agronegócio como um todo no país, que agora passa a contar com uma nova fonte de financiamento para projetos de regeneração ambiental. Essa modalidade de captação poderá acelerar uma verdadeira mudança de paradigma na agricultura, com um modelo de produção que alia viabilidade econômica, preservação de recursos naturais e melhoria nos indicadores ambientais”, diz Pedro Paulo Diniz, sócio-fundador da Rizoma Agro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *