Notícias

Mecânico de tratores é um dos treinamentos mais procurados no Senar

“Importantíssimo! Além de dar a oportunidade para aqueles que já trabalham com máquinas agrícolas de se aperfeiçoar, também permite aos que não trabalham na área o conhecimento. É importante, pois em qualquer área do campo se utiliza máquinas”. É assim que Arlindo Fernandes define o curso de Mecânico de tratores ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com os sindicatos rurais.

Já Thiago Oliveira diz que colocará em prática o conhecimento que adquiriu na fazenda em que trabalha. “Para quem mora em propriedades e trabalha com tratores, o curso é fundamental. Com esta capacitação temos condição de fazer a manutenção das máquinas e os reparos caso surja algum problema.”

Eliseu Rocha acrescenta que é uma oportunidade de capacitação em uma área que ainda é muito carente de mão de obra qualificada. “Em minha região há muito maquinário, mas poucas pessoas capacitadas para mexer com elas.”

Comprometido em atender as necessidades do campo, o Senar-MT em parceria com os Sindicatos Rurais tem capacitado mão de obra para atuar na área de mecanização agrícola. É importante destacar que o curso de mecânico de tratores está entre os mais demandados.

Com cinco módulos, o treinamento tem carga horária de 120 horas e os participantes aprendem sobre os procedimentos técnicos para a realizar a manutenção e conserto de tratores agrícolas.

Segundo o instrutor credenciado junto ao Senar-MT, Gilson Almeida, os alunos são capacitados para fazer reparos e substituição de peças dos tratores agrícolas. “Eles aprendem a identificar todos os componentes da máquina: motor, transmissão, hidráulica e elétrica. Na prática, eles montam e desmontam os tratores, substituindo peças”. Almeida acrescenta ainda que toda propriedade deveria ter uma pessoa capacitada para atuar nesta área.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *