Direto da Redação Eventos

Evento da EPAMIG pretende discutir uso da palma forrageira

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) realiza nos dias 21 e 22 de setembro, o Palmatech Online. O evento vai discutir a cultura da palma forrageira e os diversos usos da planta na região do semiárido, com ênfase na utilização para a alimentação do rebanho em períodos de estiagem. As inscrições, gratuitas, já podem ser feitas pelo site do evento.

Voltado para a capacitação e atualização de produtores rurais, pesquisadores, acadêmicos, consultores e demais envolvidos com a pecuária no semiárido, o Palmatech contará com dois painéis de discussão. No dia 21 de setembro, a partir das 18 horas, o tema será “Avanços das pesquisas com a cultura da Palma Forrageira”. No dia 22, também às 18h, o assunto será “Palma forrageira na alimentação de ruminantes”. A programação conta, ainda, com um dia de campo virtual, composto por vídeos e palestras gravados por pesquisadores da EPAMIG, que trará informações sobre resultados de pesquisas e orientações gerais sobre a cultura da palma forrageira.

A pesquisadora da EPAMIG e integrante da Comissão Organizadora do Palmatech, Polyanna Oliveira, destaca a importância do encontro para a difusão de tecnologias e troca de conhecimentos sobre a cultura da palma forrageira no Norte de Minas, no Vale do Jequitinhonha e em outras regiões do semiárido. “Nossos objetivos são divulgar as ações existentes, melhorar o embasamento técnico da pecuária no semiárido e possibilitar uma maior interação entre a pesquisa e o setor produtivo”, explica.

Polyanna lembra que o planejamento do Palmatech começou antes da pandemia da Covid-19 e que a proposta era de um evento presencial, em Nova Porteirinha, também no mês de setembro e que, por isso a programação precisou ser ajustada. “Contaremos com os mesmos palestrantes convidados, que são pesquisadores e professores que possuem grande experiência com cultura da palma, mantendo a mesma qualidade de temas e debates. Mas, não teremos os cursos e as atividades práticas”, informa, indicando a intenção de uma edição presencial em setembro de 2021.

O Palmatech Online é apresentado pela Faemg/Senar, com o patrocínio da Nestlé e o apoio institucional da Embrapa, do Instituto Federal Baiano, da Unimontes, da Emater-MG, e demais integrantes Programa Palmas para Minas, lançado em 2017.

Complementação na dieta animal 

Desde 2009, a EPAMIG desenvolve estudos e incentiva o cultivo da palma forrageira. A planta, que é constituída por até 90% de água e mantém-se produtiva mesmo em períodos de estiagem e escassez hídrica, tem sido usada por pecuaristas de regiões semiáridas como opção para complementar a alimentação do rebanho leiteiro, principalmente, em tempos de seca.

Ao longo desses anos, a Empresa tem avaliado variedades de palma e sistemas de produção compatíveis às necessidades do Norte de Minas e da Bacia do Jequitinhonha. Além de atuar na distribuição de mudas para plantio e multiplicação, em parceria a Emater- MG, e na difusão de conteúdos e informações técnicas sobre a cultura junto a outras instituições de pesquisa.

One Response

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *