Negócios

Ritmo de comercialização de soja diminui, mas segue aquecido

O ritmo de comercialização da safra 2019/20 de soja diminuiu nas últimas semanas, mas as vendas da nova temporada seguiram aquecidas, segundo a DATAGRO Consultoria. O comprometimento pelos produtores atingiu 94,3% da produção até 7 de agosto, totalizando 117,37 milhões de toneladas na temporada atual, avanço de pouco mais de três pontos percentuais ante o último mês (91,2%), mas abaixo da variação padrão mensal de mais de cinco pontos. Ainda assim, seguem recordes, acima dos 79,6% de 2019 e da média (81,8%).

Na safra nova da oleaginosa, os negócios foram mais aquecidos, com comercialização de 41,6% da produção esperada, patamar absolutamente recorde para o período. Um avanço de mais de cinco pontos percentuais sobre o último mês (36,2%) e muito acima do igual momento de 2019 (20,1%) e também da média de cinco anos de 18,6%. Considerando intenção maior de plantio na safra 2020/21, com produção de 131,69 milhões de t estimada pela DATAGRO, o comprometimento antecipado atinge cerca de 54,80 milhões de t.

“A alta nos preços ocorrida em boa parte do mês de julho fez com que os produtores optassem por avanço na comercialização da safra 2020/21. O bom avanço foi sendo acumulado durante todo o mês, a cada reação das cotações”, explica Flávio Roberto de França Junior, coordenador da DATAGRO Grãos. Esse mesmo cenário favoreceu o interesse do mercado nos negócios que aconteceram da safra atual, mas a limitação ocorreu justamente devido ao estágio avançado das vendas.

Comercialização do milho no Brasil

A comercialização do milho de verão da safra 2019/20 no Centro-Sul do Brasil avançou para 88,8% da produção esperada até o dia 7. Um salto de quase sete pontos percentuais sobre o último levantamento (82%), acima da variação de quatro pontos do igual momento de 2019 (74%), mas bem abaixo do salto de mais de oito pontos da média histórica no período (80%). “Como no geral os preços subiram em relação ao mês anterior, os negócios se aqueceram no decorrer do mês, de forma regionalizada, nos momentos de elevações locais dos preços”, afirma França.

O comprometimento da safra de inverno 2020 no Centro-Sul do país avançou para 69%, sobre 65% no último mês, também em ritmo mais lento, segundo apuração da DATAGRO. Ainda assim, a comercialização da safra do cereal que ainda tem colheita em cerca de 74% no Centro-Sul do Brasil, está acima dos 66% do mesmo período do ano anterior e da média de cinco anos para o período (63%), ainda que levemente atrás do recorde de 70% deste momento em 2016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *