Agricultura

Aumentam as exportações de hortaliças e frutas cítricas

Com dificuldades de comercialização no mercado interno por conta da pandemia do coronavírus, a cadeia produtiva de hortaliças tem buscado a exportação como alternativa de renda. O embarque de produtos como cenoura, tomate, cebola e batata cresceu mais de 300% no primeiro semestre de 2020 em relação ao mesmo período de 2019.

É o que mostra o boletim semanal da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que relata os principais eventos e o comportamento das principais culturas agropecuárias no período de 13 a 17 de julho. A publicação também aponta aumentos das exportações de frutas cítricas, como tangerina, laranja e limão, de 158%, 132% e 12%, respectivamente, em razão da maior procura por alimentos ricos em vitamina C em tempos de pandemia.

Também nesta semana, a CNA se reuniu com o novo secretário de Política Agrícola do Mapa, César Halum, para discutir medidas para modernizar a política agrícola brasileira.

No cenário internacional, destaque para os fatos ocorridos na União Europeia e China e um relatório da FAO sobre a fome no mundo.

Política Agrícola

A Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA se reuniu essa semana para discutir o andamento do plano agrícola os detalhes das Resoluções 71 a 74, do Comitê Gestor do Seguro Rural, que alteram obrigações das seguradoras e dos produtores que acessam a subvenção ao prêmio do seguro rural (PSR), atendendo a uma demanda apresentada pela Confederação.

A Resolução 73/2020-CGSR altera alguns critérios e procedimentos para o fornecimento de informações de sinistros em operações de seguro rural beneficiadas pelo PSR. Os produtores devem ficar atentos aos prazos estabelecidos pela resolução para comunicação do sinistro às seguradoras. A resolução também estabelece prazos máximos para que a seguradora envie o perito à propriedade.

Na oportunidade, tratou-se também do panorama das contratações de crédito e seguro nos estados e do Projeto-piloto de subvenção ao prêmio do seguro rural para operações enquadradas no Pronaf (Resolução 75 do Comitê Gestor Interministerial do Seguro Rural), do Projeto Monitor de Seguros Rurais e do Projeto de Capacitação de Corretores e Peritos. Essas iniciativas têm sido desenvolvidas pelo MAPA, com apoio e parceria da CNA.

Ainda nesta semana, a CNA apresentou ao novo secretário de Política Agrícola do Mapa, César Halum, as prioridades do setor na área de política agrícola. Foram expostos os problemas relacionados à venda casada nas contratações de crédito rural, os altos custos cartorários para registro de cédulas e garantias, a necessidade de ajustes na regulamentação prudencial sobre a carteira de crédito rural nas instituições financeiras, a parceria do Sistema CNA com parlamentares e governo para o fortalecimento do seguro rural, melhoria do arcabouço legal visando modernizar a política agrícola brasileira, e o projeto de diretrizes de médio e longo prazo para a agropecuária brasileira.

Frutas e Hortaliças

Produtores de flores de corte cogitam plantar hortaliças como alternativa de gerar renda enquanto as medidas restritivas por conta da Covid-19 continuarem.

Existe uma grande divergência entre as medidas de prevenção e controle do coronavírus nos municípios das cinco regiões brasileiras. Em muitos o comércio está voltando à normalidade e em outros está sendo novamente fechado. Diante da incerteza do consumo, produtores de hortaliças estão produzindo 25% abaixo da capacidade normal do período.

Devido à demanda ainda abaixo do normal e com dificuldade de comercialização no mercado interno, algumas cadeias produtivas buscaram alternativa na exportação. O volume exportado de hortaliças como cenoura, tomate, cebola e batata cresceram mais de 300% no primeiro semestre de 2020 em relação ao mesmo período de 2019. Já entre as frutas cítricas, como tangerina, limão e laranja, devido à maior procura do consumidor por alimentos ricos em vitamina C, houve crescimento do volume exportado de 158%, 132% e 12% respectivamente. E a exportação de banana foi 17% superior no mesmo período.

Os produtores rurais têm tomado medidas para impedir que novos casos de infectados por Covid-19 que chegam ao interior atinjam trabalhadores que atuam nas lavouras e packing houses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *