Destaques Sustentabilidade

Bioeconomia favorece desenvolvimento sustentável na Amazônia

Em reunião realizada no dia 13 de julho, representantes da Embrapa e do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal deliberaram pela elaboração de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para unir formalmente esforços entre as duas instituições em prol do desenvolvimento sustentável da região. No centro da parceria, a bioeconomia avançada se destaca como a área com maior potencial para levar a industrialização de base biológica ao bioma, garantindo renda, emprego e melhores condições de vida aos povos amazônicos com a floresta “em pé”.

Segundo o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Guy de Capdeville, existem dois níveis de atuação em bioeconomia. Um deles, basicamente centrado em sistemas agroflorestais para produção de alimentos já é feito há muitos anos e tem que ser mantido. Mas, para o diretor, o fundamental agora é unir esforços para investir em um novo modelo de bioeconomia, baseado em conhecimentos avançados nas áreas de biotecnologia e genômica, entre outras de ponta, para atrair as indústrias de base biológica para a região.

“Falo de uma bioeconomia mais desafiadora, que inclua conhecimentos de temáticas mais fronteiriças da ciência e que vá além da área de alimentos”, destacou Capdeville. Ele citou como exemplo ações de pesquisa voltadas à coleta e caracterização de microrganismos amazônicos, que podem resultar na identificação de novas moléculas para controle de pragas, entre muitas outras aplicações para áreas como saúde e energia. “Essas pesquisas podem levar a propriedade intelectual e royalties, levando riqueza e desenvolvimento à região”, complementou.

Ciência é o único caminho para garantir riqueza com a floresta “em pé”

Os representantes dos nove estados que compõem a Amazônia Legal presentes à reunião – Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará, Tocantins, Mato Grosso, Rondônia e Roraima – foram unânimes em afirmar que a ciência e a tecnologia são os únicos caminhos possíveis para o desenvolvimento sustentável da região. “É um desafio enorme, considerando a heterogeneidade e o tamanho da área, mas acreditamos que o conhecimento científico é a base para reduzir a desigualdade em uma região, que reúne uma biodiversidade riquíssima e municípios com os piores IDH do País”, afirmou a secretária-executiva do Consórcio, Zuleika Jacira Moura.

O Consórcio é uma iniciativa decorrente do Fórum de Governadores da Amazônia Legal e foi criado em março de 2019 para impulsionar o desenvolvimento sustentável dos estados membros e ampliar a competitividade da região. Presidida pelo governador do Amapá, Waldez Góes, a autarquia que funciona na modalidade de associação pública, tem autonomia para captar recursos, promover investimentos e executar projetos de interesse comum aos nove estados da Amazônia brasileira.

Além da secretária-executiva do Consórcio, estiveram presentes à reunião: o Secretário de Planejamento do Amapá, Eduardo Tavares; o Secretário de Meio Ambiente do Amapá, Robério Aleixo, que também é empregado da Embrapa; o Secretário de Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira; a Secretária de Meio Ambiente do Mato Grosso, Maureen Lazzaretti; o Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Roraima, Emerson Baú; e a diretora-executiva da Secretaria de Meio Ambiente do Acre, Vera Reis.

Atuação da Embrapa na Amazônia Legal

Além do diretor de P&D, a Embrapa esteve representada na reunião pela secretária de Inteligência e Relações Estratégicas, Rita Milagres; pelos chefes-gerais das nove UDs que compõem a Amazônia Legal – Eufran Amaral (Acre); Adriano Venturieri (Amazônia Oriental); Cheila Boijink (Amazônia Ocidental); Alexandre Freitas (Pesca e Aquicultura); Nagib Melem (Amapá); Alaerto Marcolan (Rondônia); Otoniel Duarte (Roraima); e Maria de Lourdes Brefin (Cocais) e Austeclínio Neto (Agrossilvipastoril) e pela gerente de Relações Institucionais e Governamentais – SIRE/GRIG, Cynthia Cury, que foi a responsável pela aproximação entre as duas instituições e organização do evento. Participaram também representantes do colegiado de gestores e outros profissionais de UCs e UDs.

A atuação da Embrapa na Amazônia Legal foi apresentada ao Consórcio pelo chefe-geral da Amapá, Nagib Melém. Ele falou em nome das nove UDs da região, que reúnem 1.222 empregados, sendo 337 pesquisadores e 318 analistas de pesquisa, dos quais 291 são doutores e 142 mestres. “Nosso capital humano está preparado para contribuir com o Consórcio em prol do desenvolvimento do bioma”, destacou.

Melém ressaltou também a infraestrutura de pesquisa e inovação da Empresa na Amazônia Legal, que conta com 89 laboratórios, entre os quais alguns em áreas avançadas do conhecimento, como biotecnologia e gestão territorial. O chefe-geral afirmou ainda que, graças à capilaridade da Embrapa no Brasil, laboratórios e instalações de UDs de outros estados também estão à disposição dessa e de outras regiões brasileiras.

Segundo ele, a atuação da Empresa na região vai muito além da agricultura e abrange ações em cooperação com os Ministérios das Minas e Energia; Meio Ambiente; Ciência, Tecnologia e Inovações; Defesa e Economia.

As soluções tecnológicas desenvolvidas pela Embrapa em prol da Amazônia Legal incluem: 810 produtos, 278 processos, 618 serviços, 320 metodologias, 666 práticas agropecuárias e 57 sistemas

Entre essas, destaca-se o Programa Nacional de Solos do Brasil (PronaSolos), que é o maior programa de investigação do solo brasileiro, coordenado pela Embrapa Solos, em parceria com universidades, institutos de pesquisa e agências especializadas.

O chefe-geral citou também as ações de zoneamento como fundamentais para a gestão do território amazônico. O Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) da Amazônia Legal levou à ampliação e diversificação da agricultura da região, com a inclusão de várias culturas de importância socioeconômica, como por exemplo, dendê, mandioca, feijão, milho, uva e maracujá, entre muitas outras. O aplicativo “Plantio Certo”, criado pela Embrapa, oferece aos produtores informações precisas sobre áreas de cultivo, solo e clima.

Outro destaque da Empresa em prol do zoneamento da região foi a criação do Sistema Interativo de Análise Geoespacial da Amazônia Legal – SIAGEO Amazônia, que reúne de forma sistematizada as informações geoespaciais utilizadas e produzidas nas diversas iniciativas de zoneamento ecológico-econômico (ZEE) na região.

Melem falou ainda do GeoPortal TerraClass, uma plataforma de acesso livre que permite a qualquer pessoa compreender conhecer melhor a dinâmica de uso e cobertura da terra na Amazônia Legal, e da Zona Especial para o Desenvolvimento Agropecuário, denominada Amacro, junção das siglas iniciais dos estados.

Segundo o pesquisador, esse pacote de soluções tecnológicas consegue atender às principais demandas pautadas pelo Consórcio para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal, incluindo estruturação de mercado de negócios e serviços ambientais, combate ao desmatamento, promoção de cadeias produtivas e integração das ações de ZEE nos vários estados.

Melem lembrou também temas transversais que podem nortear a cooperação entre as duas instituições: defesa zoofitossanitária, planos agrícolas estaduais, fortalecimento dos sistemas estaduais de C&T, gestão territorial e a rede de pesquisa da Amazônia Legal, entre outras ações de PD&I.

Passos futuros

Os representantes da Embrapa e do Consórcio presentes à reunião ressaltaram a sinergia entre as instituições e definiram as ações em bioeconomia como prioritárias para o desenvolvimento da agenda conjunta a ser construída a partir desse primeiro encontro.

A economia de base sustentável foi apontada como a única forma possível de garantir o desenvolvimento da região e das comunidades locais, mantendo a preservação e a riqueza da biodiversidade local. Dentro dessa proposta, serão fortalecidas algumas iniciativas já em andamento, como os sistemas integrados de produção e os serviços ambientais, com a inserção de novas tecnologias de ponta nas áreas de biotecnologia e genômica.

Um grupo de trabalho misto, formado por representantes da Embrapa e do Consórcio, ficará responsável pela elaboração de um plano de trabalho conjunto para embasar o Acordo de Cooperação Técnica (ACT).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *