Agricultura Negócios

Comercialização de soja vem sendo mais lenta

O mês de junho foi marcado por comercialização de soja mais lenta no Brasil, segundo apontam as estimativas da Consultoria DATAGRO. Na safra 2019/20 da oleaginosa, o comprometimento pelos produtores atingiu 91,2% da produção até 3 de julho, 111,29 milhões de toneladas, com avanço de pouco mais de três pontos percentuais ante o último relatório, e abaixo do padrão para o período de quase sete pontos. Ainda assim, a comercialização segue recorde e está bem acima da última safra (74,4%) e da média histórica (76,3%).

A comercialização da safra nova também diminuiu o ritmo ante o último levantamento (33,1%), com avanço de cerca de três pontos percentuais. Ainda assim, o comprometimento de 36,2% da temporada 2020/21 neste momento do ano é recorde, superior aos 18,2% de 2019 e muito acima da média de cinco anos de 13,9%. Em exercício estatístico com projeção de produção pela DATAGRO em 128,90 milhões de t, o volume comercializado até o momento é de 46,63 milhões de t.

“A limitação de volume veio inicialmente pelo adiantado estágio das vendas na temporada. Além disso, foi confirmada nossa projeção de comportamento mais conservador aos preços internos na maior parte do mês, inibindo os negócios em grande parte do período. Mas com a recuperação da última semana, refletindo puxada na taxa de câmbio, boa recuperação das cotações na CBOT e relativa firmeza nos prêmios de exportação, alguns negócios acabaram ocorrendo, já que o interesse de compra segue firme”, explica Flávio Roberto de França Junior, coordenador da DATAGRO Grãos.

Comercialização do milho no Brasil

A comercialização do milho de verão da safra 2019/20 no Centro-Sul do Brasil também teve limitação em junho, com avanço de cinco pontos percentuais ante o último levantamento (77%), quando o padrão para o período é de doze pontos. O comprometimento atingiu 82% da produção até 3 de julho, acima dos 70% em 2019 e da média de 71,6%. “Como no geral os preços caíram em relação ao mês anterior, os negócios foram acontecendo de forma espalhada e regionalizada, nos momentos de eventuais elevações locais dos preços”, afirma França.

O comprometimento da safra de inverno 2020 no Centro-Sul do país avançou para 65%, ante 61% no último mês, seguindo o ritmo mais lento de vendas da 1ª safra, segundo apuração da DATAGRO. Os negócios também acompanharam recuo de preços durante parte do mês e preocupações com o clima no cinturão produtor. Apesar disso, a comercialização está mais avançada do que a média dos últimos cinco anos de 59% e no ano anterior atingia 60%, mas segue abaixo do fluxo recorde de 2016 de 68%.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *