Destaques Notícias

Comunidade guarani recebe madeira apreendida e constrói casa

Índios da aldeia Mbya Guarani Yvy Poty, de Barra do Ribeiro, estão com uma casa quase pronta na aldeia. A construção ocorreu em dois dias, neste final de semana. A madeira foi cedida para a Divisão Indígena e Quilombola da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) pela Sema (Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura) através da doação nº 06-2020. A parceria conta com o apoio do Conselho Estadual dos Povos Indígenas.

Foram 10 metros cúbicos de madeira serrada de cedro apreendidas em Victor Graeff, no norte do Rio Grande do Sul, e transportadas na sexta-feira (26) para a aldeia por um caminhão cedido pela FAPEU (Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária de Santa Catarina). Esta é a segunda doação para a aldeia. A primeira foi de cedrinho para fechar as aberturas das casas.

“Uma das melhores políticas públicas para as comunidades indígenas ou para qualquer outro setor vulnerável é aquela que atinge justamente as demandas mais importantes das comunidades, aquilo que chega na hora certa atendendo a uma necessidade e que tem continuidade”, afirma a socióloga Márcia Londero, da Divisão Indígena da Seapdr.  Segundo Márcia, é uma ação que através da interinstitucionalidade, garante o melhor aproveitamento dos recursos não monetários.

No Rio Grande do Sul, das 158 aldeias, 54 são guarani, a maior população indígena dos litorais do Sul e Sudeste. E todas as aldeias têm deficit habitacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *