Agricultura Destaques

Pesquisa em Minas aponta método de calagem mais assertivo

O aumento da produtividade das culturas está relacionado com a qualidade do solo e do manejo das plantas. Para isso, é necessário que o calcário seja incorporado profundamente (20-30cm) para a correção do perfil de solo. Essas evidências científicas foram reafirmadas pelo pesquisador professor Dr Silvino Moreira, da Universidade de Lavras.

Solo naturalmente ácido e pobre de nutrientes e micronutrientes. As características de grande parte dos solos brasileiros são os primeiros pontos a serem enfrentados para a abertura de áreas para cultivo. Duas safras ao ano, período de estiagem e o consumo de nutrientes pelas plantas também pedem manutenção periódica do solo. Frente ao método convencional, Silvino Moreira, engenheiro agrônomo e pesquisador pelo departamento de Agronomia da UFLA-MG, trouxe dados obtidos em suas pesquisas em solo mineiro sobre a construção de perfil de solo para área de abertura.

“A ideia da incorporação de calcário ao solo é de desenvolver a fertilidade construída, ou seja, proporcionar condições físicas, biológicas e químicas adequadas para a alta produtividade e resiliência”, aponta o professor. “Para tanto, é importante se atentar ao nível de cálcio e magnésio no solo e eliminar o alumínio que acidifica, inclusive em profundidade.” Destaca também o pesquisador, que muitos agricultores  acreditam que a falta de um enraizamento profundo se deve a compactação do solo quando na verdade o principal motivo é a falta de condições químicas do solo, assim as raízes se desenvolvem apenas na camada superficial que tem condições quimicamente favoráveis.

Os fatos práticos e vivenciados por meio das pesquisas desenvolvidas mostram que, para atingir o V% desejado (índice de saturação por bases), a quantidade de calcário a ser incorporada ao solo deve ser maior que a recomendada em manuais de prescrição técnica convencionais, pois existe o poder tampão dos solos que afetam na reação, além do calcário precisar de contato com as partículas do solo para que haja a reação total.

Desafios

O calcário apresenta baixa solubilidade em água e baixa mobilidade no solo. Com isso, tem-se que a melhor época de construção de fertilidade do perfil do solo é em contato com a umidade (chuvas) para melhor incorporação do mineral. Inclusive, Silvino cita a pesquisa desenvolvida pelo Prof. Dr. Leandro Zancanaro, pela Fundação MT, que trata da alta qualidade de incorporação de calcário em solo pulverizado. Para que seja incorporado profundamente e bem misturado, há a exigência de equipamentos adequados.

Segundo a pesquisa, o aumento da produtividade das culturas relaciona-se com a enraização profunda do calcário e, consequentemente, das plantas. Quando se tem uma planta de raízes profundas, a resiliência é maior, pois a mesma está buscando nutrientes e água em profundidade. Para isso, é importante que não haja alumínio em profundidade, o que é corrigido com a neutralização profunda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *