Política

CNA quer do governo um plano plurianual para a agropecuária

O presidente da CNA, João Martins, anunciou que no segundo semestre vai entregar à ministra uma proposta de plano plurianual para a agropecuária, com o objetivo de possibilitar mais planejamento e previsibilidade para o setor. “Precisamos acabar com essa correria pelos recursos. Teremos objetivos claros para saber o que fazer daqui a dois, três anos”.

O novo Plano Safra, anunciado pelo governo federal, vai destinar R$ 236,3 bilhões para o período 2020/2021, 6% a mais do que no ano passado, além de mais recursos para a subvenção ao seguro rural. Martins reconheceu o esforço do governo na construção do PAP com as condições que foram possíveis diante do quadro de pandemia e destacou a parceria entre CNA e Mapa para beneficiar o produtor rural.

A ministra Tereza Cristina afirma que o volume de recursos ficou acima do esperado. “Nós achamos que foi bom, acima da nossa expectativa. Houve sensibilidade por parte do governo prestigiando o setor, que não parou, continuou trabalhando, gerando divisas para o país e garantindo o abastecimento. Foi um esforço de caixa com a parte fiscal do governo fragilizada. Não era um caixa propício para um Plano Safra”, ressaltou.

O presidente da CNA reiterou a necessidade de o Congresso Nacional construir políticas para modernizar o sistema financeiro nacional no que se refere ao crédito rural com o intuito de reduzir a burocracia e atrair mais investidores privados interessados em investir no agro. “Precisamos descomplicar”, afirmou.

Taxas de juros

Tereza Cristina reconheceu que as taxas para o PAP Safra ficaram aquém do esperado e justificou que, sem a pandemia, que provocou uma aversão ao risco no mercado externo e interno, as reduções dos juros poderiam ser menores. No entanto, a ministra informou que, de última hora, conseguiu mais recursos para equalizar as taxas de juros de alguns programas de investimentos, como o Moderfrota e revelou, também, um baixo interesse dos bancos privados pela equalização.

Sobre o seguro rural, João Martins destacou o aumento dos recursos para a subvenção, que terá o valor recorde de R$ 1,3 bilhão para a safra 2020/2021. Ele lembrou que se não fosse este instrumento, a seca ocorrida neste ano no rio Grande do Sul “seria uma catástrofe”. “Sempre batemos nesta tecla na CNA. É um instrumento que vai ajudar o setor e o governo entendeu o recado”.

Já a ministra informou que o montante destinado à subvenção ao seguro deverá aumentar nos próximos anos, garantia que, segundo ela, foi dada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. Tereza Cristina disse, ainda, que vai trabalhar para incluir mais seguradoras (hoje são 14) e resseguradoras para trabalhar no segmento agro e que a tendência para os próximos anos é aumentar a cobertura e atender cada vez mais culturas.

João Martins destacou a destinação de mais recursos para os pequenos e médios produtores dentro do PAP e defendeu a necessidade de mais tecnologia e assistência técnica e gerencial para que eles sejam cada vez mais competitivos. “Isso sinaliza que o governo quer fortalecer os pequenos e os médios produtores. Mas eles só serão altamente competitivos com assistência técnica”.

Neste contexto, Martins e Tereza defendem, além da assistência técnica, a participação das cooperativas, principalmente na Região Nordeste, para ajudar pequenos e médios produtores da região a se desenvolverem e serem inseridos em escala comercial, formando uma classe media rural.

Uma das prioridades do governo e da CNA é o programa Agronordeste para promover o crescimento do setor agropecuário na região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *