Destaques Eventos

ABCCC planeja retomada gradual do ciclo da raça Crioula

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) divulgou nota informando que, após a formulação de um protocolo de controle sanitário e social, visando seguir as medidas adotadas no enfrentamento à pandemia de Coronavírus (Covid-19), a entidade recebeu oficialmente a autorização do Governo do Estado do Rio Grande do Sul para a retomada das atividades de seleção morfológicas e funcionais. A medida ocorre após a realização das campanhas de distanciamento social em território gaúcho e à implementação do programa de distanciamento controlado no Rio Grande do Sul.

A ABCCC já havia recebido a liberação da Prefeitura de Esteio no dia 14 deste mesmo mês e agora obteve a autorização do governo do Estado para realizar as seleções do Freio de Ouro e Morfologia no Parque de Exposições Assis Brasil, visando definir os animais aptos às finais da Expointer. No momento, a entidade, sensível ao grave momento sanitário do nosso país, prioriza inicialmente o retorno das atividades das três modalidades de seleção da raça: Freio de Ouro, Morfologia e Marcha de Resistência. Da mesma forma, as confirmações de machos também serão autorizadas.

Com isso, a partir de agora, os núcleos de criadores ficam autorizados a marcar junto à ABCCC etapas credenciadoras ao Freio e confirmações de machos e devem obter autorização das autoridades municipais e estaduais competentes para a realização das atividades. Buscando viabilizar um número mínimo de credenciadoras ainda nessa temporada, a associação previamente autorizou algumas provas para núcleos que já estavam em contato com a entidade.

No comunicado, a ABCCC salienta ainda que todas as atividades devem obedecer às determinações das autoridades sanitárias municipais e estaduais seguindo um rígido protocolo sanitário, que inclui a participação apenas de trabalhadores e proprietários diretamente envolvidos, sem participação de familiares, convidados e público em geral, além do respeito às medidas de distanciamento social, controle de entrada de pessoas, uso de equipamentos de proteção e disponibilização de locais para correta higiene pessoal, além de outras medidas que serão divulgadas pela ABCCC. Estas ações buscam proteger os participantes e prevenir qualquer risco de disseminação do vírus.

No calendário, o Bocal de Ouro está previsto para ocorrer entre 18 a 21 de junho em Esteio (RS) e as demais classificatórias ao longo do mês de julho e agosto também no Parque Assis Brasil. Também foram agendadas as seleções morfológicas e a Marcha de Resistência em Jaguarão (RS). Outras modalidades terão suas finais definidas a partir de agosto, como a Paleteada, e entre o final de outubro e o mês de dezembro, como Campereada Team Penning, Ranch Sorting, Doma de Ouro, Freio Jovem, Freio do Proprietário, Inclusão de Ouro e Rédeas de Ouro. A agenda completa está no site da ABCCC (www.abccc.com.br).

Foto: Fagner Almeida/ABCCC/Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *