Agricultura Edição do Mes

Investir em árvores é uma boa opção para diversificar negócios

Revista Rural 263 / maio 2020 – Investir capital, aliando sustentabilidade e impacto social não tem preço. Foi com esse objetivo que o economista, Felipe Passos e o engenheiro florestal Alessandro Ribeiro fundaram a Forte Florestal: empresa brasileira que faz a produção e gestão de árvores como Mogno africano, Teca e Jequitibá Rosa, árvores com ciclo de 18 a 20 anos, madeira de excelente qualidade, ótima aceitação no mercado e valores bem elevados para a venda, trazendo grandes retornos financeiros aos investidores. A empresa indica uma área com potencial de plantio para o investidor adquirir, planta a muda e cuida da floresta durante todo o ciclo da árvore, até que elas estejam prontas para o corte. Além disso, também beneficia a madeira retirada e representa o cliente na venda final para o comprador.

Hoje, sete anos depois da primeira fazenda, já são cerca de 50 clientes, oito fazendas e mais de 1 mil hectares de área. Tudo isso em uma região estratégica, a cidade de Jacupiranga, no Vale do Ribeira, a 200 km do Porto de Santos e a 180 Km do Porto de Paranaguá.

A Forte Florestal cuida de todas as etapas para o cliente que deseja começar o investimento na produção de madeira nobre, desde a documentação para a compra da terra até o manejo da floresta e negociação com futuros compradores. De acordo com o número de clientes interessados, uma nova fazenda é comprada e dividida em alqueires. Cada cliente pode escolher o tamanho da área de plantio desejada e toda a documentação é feita de forma individual. A sustentabilidade é a essência do projeto. Cada lote comprado tem cerca de 50% de área para plantação e 50% de Mata Atlântica nativa, que não pode ser explorada. Isso garante que a área de preservação se mantenha. Além disso, o solo utilizado para a plantação, antes degradado, vai sendo enriquecido com micro-organismos, água e restos vegetais decorrentes da floresta em desenvolvimento.

A empresa também já está em vias de obter a certificação do FSC, sistema de certificação florestal internacional que reconhece produtos originados de manejo consciente.  Além do impacto no meio ambiente, a empresa gera um impacto social em todo o entorno das fazendas, já que os funcionários escolhidos para trabalhar na Forte Florestal são em sua maioria moradores da região. Hoje são aproximadamente 60 funcionários trabalhando na empresa.

Com faturamento de R$ 3 milhões por ano, o desafio para os próximos meses é captar novos investidores, empresas e fundos de investimento que desejam aliar a sua marca e imagem a um negócio sustentável e, principalmente, do “bem”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *