Agricultura Destaques

Fase de enchimento de grãos requer cuidados

O processo de enchimento dos grãos e frutos é fundamental no sucesso da lavoura e requer atenção. “Tudo que o agricultor fez dentro da propriedade, desde o preparo de solo, montagem do sistema de irrigação e todo manejo da cultura, foi pensando em vender um fruto com alta qualidade”, explica o coordenador de desenvolvimento da Fertiláqua na região do Vale do São Francisco, Conrado Dias, .

Um fruto de qualidade – pensando em frutíferas – está relacionado à vida de prateleira; padronização e tamanho quem define é o mercado. Para cereais, a qualidade se mede no peso do grão e no teor da proteína que vai torná-lo mais nutritivo.

O enchimento e a qualidade do fruto estão ligados ao acúmulo de reserva. Tem que ser feito o manejo para acumular a reserva e depois para direcionar para os frutos: o cuidado com a adubação, o uso de nutrientes no momento certo e de ferramentas que ajudam a planta a fazer o que ela já faz naturalmente.

“Para alcançar essa qualidade, tem que se atentar a todo o processo. Primeiro na fecundação, depois no desenvolvimento da semente e aí começa o enchimento de fruto. O desenvolvimento da semente é dividido em duas partes, o desenvolvimento do embrião e o acúmulo de reserva. Essas reservas serão usadas para a construção de uma nova planta saudável e viável”, esclarece.

Elton Hizuka, coordenador de desenvolvimento da empresa na região sudeste, destacou que existem alguns principais nutrientes necessários para o sucesso do enchimento, como o cálcio, que está intimamente ligado à qualidade do fruto, a medida que ele vai crescendo; o potássio, para carrear os fotoassimilados aos órgãos de reserva e regulação estomática; o boro, que também auxilia no transporte de açúcar e função estrutural. Quando falamos em produção de sementes é esta fase irá fazer com que tenha um maior teor nutricional que irá proporcionar uma semente com maior vigor.

Mas, ele alerta que para que o processo funcione corretamente é fundamental manter uma quantidade ideal de água no solo. “O principal problema é quando há déficit hídrico na época do enchimento de grãos, onde  ocorre a formação do grão chocho, isto é, que não encheu corretamente. É um grão sem peso, que é justamente o que não queremos, pois afeta diretamente a produtividade”, comenta.

Outro aliado no enchimento de grãos são os hormônios promotores (Auxina, Citocinina e Giberelina). Eles trabalham para melhorar a divisão e alongamento celular e produção de enzimas durante a formação dos grãos. “Os hormônios trabalham em conjunto como promotores de desenvolvimento de crescimento, cada qual com sua função”, afirma Hizuka.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *