Agricultura Edição do Mes

Tecnologia vem mudando a vida de muitos produtores

Revista Rural 262 / abril 2020 – Nos últimos anos o produtor rural tem acompanhado o surgimento de produtos com alta tecnologia, para auxiliar no manejo, solucionar problemas, reduzir custos e maximizar ganhos. As opções são diversas e cada vez mais sofisticadas. O investimento para aplicação das novas tecnologias, muitas vezes, é alto. Há ainda a exigência de profissionais capacitados para a implantação e operação. Mas, de que vale a inovação se não for aplicável, estiver acessível ou disponível? 

Acompanhando essa realidade, a Coopercitrus vem se empenhando para colocar as principais inovações e suporte técnico que à disposição dos cooperados, e tem feito isso através da prestação de serviços. “Com isso, todo cooperado, seja ele pequeno, médio ou grande produtor, tem acesso, por um preço justo, às mais novas tecnologias que vão trazer um impacto real em seus resultados”, afirma presidente executivo da Coopercitrus, Fernando Degobbi. 

Para conhecer o real impacto no campo, conversamos com nove produtores que mostram, na prática, como a tecnologia vem fazendo a diferença nas mais variadas culturas, regiões e tamanhos de propriedade.

Qualidade no pasto 

A pecuarista Chris Morais faz parte da nova geração que busca a inovação em campo. Ela exibe, em sua propriedade, AeroRancho, em Barretos, SP, a qualidade da pastagem, resultado do investimento em amostragem georreferenciada e na correção de solo utilizando aplicação com taxas variáveis, prestadas pela equipe da cooperativa. “Esse projeto foi decisivo para a maximização foliar dos nossos pastos, que geraram um aumento de massa no gado”. O resultado foi um salto em sua produtividade, passando de 30 para um total de 200 cabeças distribuídas em uma área otimizada de 24 hectares, segmentada em 9 piquetes.

Modernidade no hortifruti 

O plantio em áreas reduzidas e protegidas tem revolucionado a realidade do Valdecir Fernandes, produtor de tomate e pimentão na região de Itápolis, SP. Para garantir o padrão de qualidade e a alta produtividade, o sistema de plantio é otimizado em estufas, com modernas técnicas de irrigação e fertilização, que garantem elevados índices de produtividade. “Isso tem aumentado a qualidade dos meus legumes de forma significativa”, analisa.

Otimização em meiosi 

Mais do que produzir com qualidade, produzir com inteligência. É o que tem feito Sérgio Pimentel, de Bebedouro, SP, que elevou o status da sua lavoura ao adotar o mapeamento de área usando Vant e GPS, de onde obteve um desenho preciso da área e um projeto para o plantio sistematizado de cana e soja em meiosi, ampliando a produtividade por área. Os serviços de mapeamento e sistematização de plantio também foram prestados pela equipe de especialistas ca Coopercitrus. “Essa tecnologia nos possibilitou produzir outra cultura no período das reformas, mantendo a área sempre ativa”, comemora o produtor.

Armazenagem de alta performance

Além de auxiliar no plantio e no manejo, a tecnologia é aliada na armazenagem. Isso é o que prova o cooperado Ademir de Mello Junior, segunda geração da família que dedica-se ao plantio de grãos na região de Campo Florido, MG. 

Júnior decidiu ampliar seu sistema de armazenamento e contou com a cooperativa na assessoria para a implantação de novos e modernos silos, garantindo melhores oportunidades de negócio. “Nós já tínhamos uma estrutura para 200 mil sacas e com a assistência da Coopercitrus, aumentamos a capacidade para 500 mil”, afirma Júnior.

Modernização na irrigação 

Já o citricultor Renato Davoglio, de Itápolis, SP, investiu em um projeto de irrigação por gotejamento para substituir o processo que era feito manualmente. Agora, com apenas alguns cliques, ele espera dobrar sua produção. “A expectativa é de conseguir antecipar a florada para uma safra mais vantajosa já para esse ano”, planeja.

Geração de energia 

O citricultor Antonio Gilberto Ricardo de Oliveira, conhecido como Gi Branco, investiu em um sistema de energia fotovoltaica para alimentar, de forma sustentável, o funcionamento de seu paking house em Itápolis, SP. “A Coopercitrus montou um projeto com indicativos de viabilidade para minha produção e hoje, geramos até um pouco mais do que a nosso consumo. Estou muito satisfeito com os resultados e orgulhoso pela possibilidade de gerar uma energia limpa e renovável”, relata o citricultor.

Nutrição sob medida 

O produtor de leite Pedro Graziane, de São Sebastião do Paraíso, MG, mostra que a dedicação dispensada ao seu rebanho, juntamente com a tecnologia de nutrição, faz a produtividade aumentar. A alimentação do gado, composta por pasto e silagem, é complementada com rações formuladas sob medida pela Coopercitrus, elevando os índices de produção. “O animal tem que se sentir solto e bem tratado para produzir leite de qualidade. Com essa suplementação, o aumento na ordenha foi de 22 para 30 litros de leite em média por lote”, enfatiza o produtor.

Café e tecnologia 

A cafeicultora Marisa Contreras, de Areado, MG, antenada a tudo que possa melhorar em sua produção, investiu no mapeamento da área e no plantio feito seguindo as linhas sistematizadas. O resultado foi o melhor aproveitamento do terreno, a redução das manobras nas operações, além de ter eliminado falhas no plantio, com a perspectiva de ganhos em rentabilidade a cada saca produzida: “A tecnologia transforma vidas e possibilita a agricultura do futuro!”, analisa. 

Assistência e inovação que fazem diferença 

A transformação veio também para Gilvane Arantes, um exemplo de agricultura familiar na cidade de Jacuí, MG. Com o auxílio de assistência técnica especializada da Coopercitrus ele conheceu e implantou as variedades de café mais adequadas para sua região e viu sua realidade se transformar, produzindo mais e melhor.  “Estávamos em um momento difícil, a produção baixa e sem possibilidades de venda. Quando a Coopercitrus chegou na região, fui um dos primeiros produtores a se tornar cooperado. Com o atendimento e os produtos oferecidos, aumentamos a produção de 15 para 40 sacas por hectare. E pretendo chegar a 50 sacas em breve”, emociona-se o produtor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *