Direto da Redação Eventos

Simpósios DSM de Confinamento acontecem em quatro datas

A Tortuga®, marca da DSM de suplementos nutricionais para bovinos, equídeos e pequenos ruminantes, deu início ontem ao ciclo de Simpósios DSM de Confinamento 2020. Como ocorre tradicionalmente, os simpósios terão a presença da equipe de especialistas da área de Ruminantes da DSM e especialistas reconhecidos da pecuária brasileira. Porém, dessa vez, ao invés de encontros presenciais, os simpósios ocorrerão via webinar, neste link, sempre às 19h.

Ao longo de abril, os quatro encontros online têm o desafio de levar informações técnicas e de mercado parapecuaristas, consultores e confinadores, auxiliando-os principalmente no processo de planejamento antes de fechar os animais para a engorda com o máximo desempenho zootécnico e, consequentemente, os mais altos índices de produtividade e rentabilidade. Após a abertura, em 8 de abril, os três outros encontros estão marcados para os dias 15, 22 e 29 de abril.

Na etapa de 15 de abril, o ponto alto será a participação do diretor global de inovações da área de Ruminantes da DSM, Luis Fernando Tamassia, que tratará uma abordagem sobre os resultados da aplicação de tecnologias eficientes na dieta dos bovinos confinados sobre os índices zootécnicos dos animais e, consequentemente, sobre a rentabilidade dos produtores. Do portfólio da marca Tortuga®, destaque para a linha Fosbovi®Confinamento com CRINA® e RumiStar™, que geram, em média, uma arroba a mais por bovino confinado, e para a nova tecnologia Hy-D®, lançada em março, que é um metabólito específico de vitamina D3 que garante uma absorção mais rápida e eficiente dos macrominerais, elevando ainda mais resultados do confinamento.

O terceiro encontro virtual, em 22 de abril, terá a participação do prof. dr. Mario Arrigoni, do Departamento de Melhoramento e Nutrição Animal da Universidade Estadual Paulista (Unesp / Botucatu, SP). Ele abordará os avanços na área de pesquisa em nutrição animal e passará por questões relevantes, como a alimentação de bovinos jovens, confinamento, qualidade da carne, valor nutricional e bovinos superprecoces.

Na última etapa, em 29 de abril, o gerente técnico nacional de Confinamento da DSM, Hugo Cunha, ao abordar os fatores que melhoram os índices zootécnicos e econômicos dos animais no sistema de confinamento, apresentará o benchmarking de confinamento da DSM com dados de 1 milhão de animais e os resultados comprovados das tecnologias da marca no Tour DSM de Confinamento. Realizado pela área de Ruminantes da DSM, essa iniciativa já teve cinco edições, em que pecuaristas das principais regiões de confinamento participam de dias de campo, em que conhecem de perto os resultados da aplicação das tecnologias da marca Tortuga®, que melhoram o desempenho dos animais e a rentabilidade dos produtores. Nas etapas do Tour, os especialistas da DSM mensuram os resultados zootécnicos e o time do Cepea-USP mensura os índices financeiros. Em 2019, por exemplo, foi registrado nos confinamentos participantes do Tour um ganho médio de uma arroba a mais por bovino confinado, comparado a outros confinamentos que não utilizam as tecnologias, e rentabilidade de 4,31% ao mês (12,93% nos três meses de confinamento), provando que os investimentos em tecnologia na dieta dos bovinos trazem resultados significativos para os produtores.

Tecnologia comprovada no confinamento

Além de apresentar os cenários e os desafios que devem ser levados em consideração no planejamento do confinamento este ano, os participantes poderão conhecer os resultados da aplicação das tecnologias da linha Fosbovi® Confinamento com CRINA® e RumiStar™ e o recente lançamento Hy-D®. Para isso, os especialistas da companhia apresentarão o resultado do Tour DSM de Confinamento, que envolve a análise dos índices zootécnicos dos bovinos em confinamento e que comprovou gerar, em média, uma arroba a mais por animal confinado, além de encurtar o ciclo da pecuária. “Com o ganho adicional de uma arroba a mais por bovino, o pecuarista tem como resultado o equivalente a um animal a mais a cada 18 bovinos confinados”, contabiliza Marcos Baruselli, gerente de categoria Confinamento da DSM.

Mas, além do ganho de peso adicional, outros benefícios comprovados pela aplicação das tecnologias da marca na dieta dos bovinos confinados, citados por Baruselli, são: eficiência alimentar, sem registro de problemas digestivos, gastrointestinais ou timpanismo; rápida adaptação dos animais; menor taxa de refugo de cocho; aumento do consumo de ração desde os primeiros dias de confinamento; eficiência na digestão; e menor incidência de animais com laminites e acidose.

E, sobre o uso do novo Hy-D® em sistemas de confinamento, o especialista técnico da DSM, Hugo Cunha, destaca a produção de carne bovina de alta qualidade e em quantidade, com benefícios em termos de ganho de peso e rendimento de carcaça. “Pesquisas realizadas com Hy-D® indicam aumento do ganho de peso diário de 8% junto com os produtos da linha Fosbovi® Confinamento com Crina® e RumiStarTM”, comenta Cunha, que completa: “É mais lucro para o confinador”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *