Destaques Tecnologia

App da ABCZ permite compra e venda sem sair da fazenda

Com um smartphone na mão e apenas alguns toques você encontra o melhoramento genético que procura para o rebanho. Por meio da tecnologia, a modalidade online do Pró-Genética tem transformado a realidade de produtores rurais país a fora, que não conseguem participar das tradicionais feiras.

“Sabemos da importância que o Pró-Genética  tem nesse processo de democratização da pecuária melhoradora, e para que ele consiga cumprir esse papel é preciso que realmente chegue a todos os criadores e produtores rurais. Neste momento em que as feiras estão sendo adiadas para evitar aglomerações, seguindo as orientações das entidades governamentais e dos órgãos de saúde, a versão online do nosso programa, sem dúvida alguma, é uma grande alternativa. Por meio do site e do aplicativo da ABCZ, o ABCZ Mobile, os produtores e extensionistas rurais podem localizar touros no padrão Pró-Genética que estão próximos de suas fazendas, contatar os criadores e efetivar a compra”, destaca Jorge Pires, diretor do  Pró-Genética.

O gerente de Melhoramento Genético da ABCZ, Lauro Fraga, complementa destacando que atualmente a plataforma oferece mais de 500 animais, espalhados em todas as regiões brasileiras. “Ao acessar a ferramenta, o comprador consegue ter acesso a todas essas ofertas que estão divididas por Estados. Selecionando a região e o animal que tem interesse, esse criador consegue ter acesso a informações como a genealogia do touro, além das avaliações genéticas daqueles animais que possuem, como também os dados do vendedor”, explica.

Por falar em vendedor, o pecuarista Ricardo Kuhni, a frente da seleção Nelore RK, é um dos que apostam na comercialização online, por meio da ferramenta. Com a oferta de animais melhoradores em Pernambuco, destaca a importância do aplicativo. “Vendo gado por outras modalidades tradicionais, como os leilões, mas também acredito que essa é uma ferramenta importantíssima, pois é mais uma forma de apresentarmos os nossos animais. E tudo que pudermos fazer nesse sentido, ajuda bastante na comercialização”, destaca ele.

Quais animais podem ser vendidos?

Para ser ofertado pelo Pró-Genética  online, o touro deve seguir as mesmas especificações particulares daqueles que são comercializados em feiras e leilões do programa. Entre elas, possuir o Registro Genealógico Definitivo (RGD) e idade até 42 meses. Para as raças zebuínas com aptidão leiteira, os candidatos devem apresentar ainda pai positivo para produção de leite e superior em no mínimo três características de conformação (exceto para as raças Guzerá e Sindi) ou em processo de avaliação, por meio de programa de melhoramento genético reconhecido pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), além disso, também deve possuir comprovação de controle leiteiro oficial da mãe, com produção mínima acima da média da raça no ano anterior, em 305 dias.

“Além disso, para os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, desde o começo do ano passado, os touros com aptidão corte a serem ofertados pelo Pró-Genética deverão possuir avaliação gerada por programa de melhoramento genético reconhecido pelo MAPA”, ressalta Fraga, complementando ainda a obrigatoriedade do exame andrológico apto à reprodução e dos exames de Brucelose e Tuberculose dentro dos prazos de validade, para todos os animais.

Mais segurança e comodidade no financiamento

Para os usuários do aplicativo ABCZ Mobile, uma novidade anunciada em novembro do ano passado facilitou ainda mais o acesso de pequenos e médios produtores rurais a financiamentos para o Pró-Genética. Trata-se de uma parceria inédita entre a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e o Banco do Brasil, por meio do Pró-Genética  Online, sendo a primeira parceria da instituição financeira com outra entidade para trabalhar com um aplicativo integrado para a venda de genética.

Para utilizar a ferramenta, basta que o produtor rural acesse a opção Pró-Genética, no menu inicial do ABCZ Mobile. Uma nova tela será aberta e o usuário deve clicar em ‘Ofertas’ e prosseguir até chegar a lista de animais. Ao escolher aquele que pretende adquirir, basta clicar em ‘Financiamento Banco do Brasil’, e o usuário será direcionado para o ambiente virtual da instituição financeira. Mais alguns dados serão solicitados e assim que o preenchimento for concluído, a proposta já será entregue automaticamente para o gerente da agência em que o produtor rural for correntista. A partir daí o contato segue diretamente com o representante da agência, para que o financiamento seja executado.

Vale lembrar que para quem vai financiar os touros, é necessário ter o cadastro atualizado e o limite de crédito aprovado na instituição financeira que trabalha, além de um projeto de viabilidade financeira para concretizar a liberação do recurso. Tudo isso sendo feito previamente, facilita sobremaneira a efetivação do negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *