Agricultura

Comercialização da soja já atinge 57,8%

A comercialização da safra 2019/20 de soja registrou forte avanço em fevereiro, segundo projeções da Consultoria DATAGRO. Até o dia 6 de março, os negócios atingiram 57,8% da produção esperada com agricultores aproveitando melhores oportunidades na segunda parte do mês e início de março. Diante da estimativa de produção da oleaginosa de 123,62 milhões de t na temporada, o total compromissado atingiu 71,43 milhões de t.

No comparativo com o relatório anterior, do início de fevereiro (47,3%), as vendas da safra brasileira 2019/20 da oleaginosa avançaram mais de dez pontos percentuais, ficando acima do padrão de cerca de sete pontos percentuais para esse período. Em igual período da temporada 2018/19, a comercialização da soja no Brasil registrava 44,2% da produção. A média dos últimos cinco anos é de 45,7%.

“O esperado comportamento negativo médio dos preços foi confirmado, especialmente nas duas primeiras semanas de fevereiro. Mas a melhora das cotações na segunda parte do mês, e nos primeiros dias de março, fez com que os produtores retomassem com força o interesse de venda. Especialmente aqueles que tinham maiores necessidades de alavancagem de recursos nas próximas semanas”, afirma Flávio França Junior, coordenador da DATAGRO Grãos.

Os negócios da safra 2019/20 são fechados antecipadamente, uma vez que a colheita da temporada estava até o dia 6 de março em 54,8% da área esperada em todo o Brasil. O avanço foi de mais de dez pontos percentuais ante os dados levantados na semana anterior (44,4%). Nesse mesmo período, em 2018, os trabalhos no campo com a oleaginosa atingiram 47,0% e no ano anterior registravam 58,0% da área esperada. A média de cinco anos é de 46,2%.

Na safra 2020/21 de soja, as vendas também estão acima do padrão dos últimos anos com 11,8% de compromissamento antecipado pelos produtores brasileiros, segundo estimativas da Consultoria DATAGRO. Esse fluxo representa um recorde para o período, ficando superior aos 2,0% em igual momento de 2019 e também acima dos 1,5% da média de cinco anos. Como ainda não há levantamento de campo para a produção da próxima temporada, foi utilizado como referência um exercício estatístico com aumento de área em 1,6% e de produção em 4,3%, para 128,90 milhões de t.

Comercialização do milho no Brasil

A comercialização do milho de verão da safra 2019/20 no Centro-Sul do Brasil também avançou em fevereiro, mas em ritmo menor, e atingiu 23% da produção esperada até o dia 6 de março, segundo levantamento da DATAGRO. No mês anterior, o comprometimento estava em 16% e no mesmo período de 2019, as vendas atingiram 21%. A média de cinco anos também é de 21% da produção esperada. A colheita do cereal 1ª safra atingiu 48,4% na região.

“Os negócios foram bem regionalizados no último mês, favorecidos nas praças onde houve melhora das cotações. Entre as praças pesquisadas, em fevereiro, os preços médios mensais subiram em Campinas, Passo Fundo, Rondonópolis e Rio Verde. Mas caíram em Cascavel, Dourados e Uberlândia”, explica França sobre o cenário de comercialização do milho de verão.

As vendas da safra de inverno 2020 no Centro-Sul do país atingiram 45% da produção esperada no período, pouco acima do registro do mês anterior (41%). Nesse mesmo período, no ano de 2019, o comprometimento do cereal estava em 32% e a média de cinco anos é de 30%. Os trabalhos de plantio do milho de inverno avançaram fortemente nos últimos dias e chegaram em 82,1% da área esperada.

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