Direto da Redação Tecnologia

Telemetria auxilia na gestão da frota

Esta vai ser, com certeza, uma Feira do Cerrado diferente porque será a feira de consolidação da marca LS Tractor no mercado cafeeiro e também, porque concretiza o Convênio Comercial assinado entre a LS Mtron, fabricante dos tratores LS Tractor, e a Cooxupé, para comercialização dos tratores, para seus cooperados, através de suas lojas”, afirma o vice presidente da LS Mtron, André Rorato. Ele complementa que a empresa pode ainda comemorar a rápida e forte expansão do pacote tecnológico LS Tech, na cafeicultura, onde mais de 350 tratores que trabalham em lavouras de café no sul e no sudeste de Minas equipados com a Telemetria uma tecnologia integrante do processo de gestão de frota, que auxilia ao gestor da propriedade toda uma gama de informações referentes ao funcionamento das máquinas agrícolas enquanto estão no campo.

A telemetria é uma tecnologia que permite saber quantas horas o trator trabalhou em um dia, qual foi a produtividade, o consumo de combustível e se já está na hora de fazer alguma manutenção preventiva. A transmissão destas informações é feita via sinal de GPRS, diretamente para o escritório da propriedade rural, onde serão processados os dados e emitidos os relatórios. Através dela o gestor da propriedade tem 100% do controle, do que está acontecendo, do que foi realizado e o que ainda está em aberto. O operador vai definir qual a melhor forma de utilizar o equipamento para determinada atividade a ser desenvolvida. “É uma excelente ferramenta para as mais diversas aplicações no café e permite que o gestor possa cuidar de outras tarefas, sem necessidade de ir a campo conferir se as atividades programadas estão sendo executadas”, afirma o gerente de marketing e produto da LS Tractor, Astor Kilpp. A LS Tractor introduziu este sistema como parte do seu pacote tecnológico LS Tech que possui ainda o gestor de riscos ao motor. Atualmente todos os seus modelos da empresa podem ter a telemetria, principalmente aqueles mais focados na cultura do café, como o U60 e o R65, considerados os campeões de vendas neste segmento. 

Parceria com a Cooxupé

Um dos fatos relevantes para o produtor de café do sul de Minas Gerais foi a assinatura de um convênio comercial entre a LS Mtron, fabricante dos produtos LS Tractor e a Cooxupé, uma das maiores cooperativas de café do Brasil, para fornecimento de tratores aos mais de 15 mil cooperados. Conforme afirma o gerente comercial da Cooperativa, José Geraldo Junqueira, a Cooxupé costuma ter uma linha de produtos diversificados em suas lojas, permitindo que o associado possa adquirir estes produtos a preços diferenciados. “E nos faltava a opção de tratores, algo muito importante na cafeicultura de hoje que para ser rentável precisa se tecnificar”, assinala Junqueira. Na visão de Jungueira, os tratores LS Tractor possuem tecnologia que atendem muito bem as atividades da produção cafeeira. “É um trator que teve grande aceitação na região e, por isto, achamos que formalizar uma parceria com eles, vai trazer bons benefícios aos nossos cooperados”, diz.

Para o vice-presidente da LS Mtron Brasil, André Rorato, ter a Cooxupé como parceira tem um significado além da questão comercial, pura e simplesmente. “A cooperativa é muito criteriosa na escolha dos seus fornecedores e se nós da LS Tractor fomos escolhidos por eles, podemos dizer que ganhamos um aval importantíssimo para os nossos produtos, e isto significa muito para a marca”, ressalta Rorato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *