Direto da Redação Eventos

Sabores da agroindústria familiar são aprovados na Expodireto

A avaliação do público sobre os sabores de geleias, chimias e doces da agroindústria familiar foi uma das atrações do Pavilhão da Agricultura Familiar na Expodireto. Quem passou pelo espaço da Emater e da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) foi convidado a degustar produtos e indicar seu nível de aceitação. Nos dois primeiros dias da feira, a agroindústria familiar acumulou vendas de R$ 334,1 mil, com crescimento de 20,6% em relação ao mesmo período do ano passado.

As aposentadas Rosalina Rech e Hildegard Arnold visitaram a Expodireto com uma excursão organizada pela Emater no município de Estação. Ao visitar o Pavilhão da Agricultura Familiar, aceitaram o convite para avaliar 11 tipos de geleias e chimias e deixar suas impressões. “Está tudo muito bom. Coisas feitas na colônia sempre são boas demais”, elogiou Rosalina. Hildegard concordou com a amiga. “Acho muito importante ter essa oportunidade de provar e saber que os produtores vão receber um retorno sobre seus produtos”, afirmou.

A degustação e análise sensorial de geleias, chimias e doces foi uma iniciativa dos organizadores do Pavilhão da Agricultura Familiar. Foram colocadas 21 amostras de produtos, com 50 pessoas degustadores convidados aleatoriamente entre os visitantes para dar sua opinião.

O extensionista rural Vilmar Wruch Leitzke, da Emater, recebia os convidados em grupos e explicava o método de avaliação. “Nós queremos determinar o nível de aceitação destes doces e depois poder passar os resultados às agroindústrias para auxiliar no desenvolvimento e aprimoramento dos produtos”, explicou.

Todos os doces submetidos à avaliação são produzidos por empreendimentos incluídos no Programa Estadual da Agroindústria Familiar (Peaf).

O Pavilhão da Agricultura Familiar na Expodireto é organizado em parceria entre Seapdr, Cotrijal, EmaterAscar, Fetag e Fetraf. Este ano são 226 empreendimentos, divididos em 191 estandes, sendo 157 com produtos das agroindústrias familiares e 69 de artesanatos, plantas e flores, envolvendo expositores de 129 municípios gaúchos.

Das agroindústrias familiares estarão sendo expostos e comercializados produtos como panificados, derivados de cana de açúcar, embutidos, laticínios, picolés e sorvetes, sucos, erva-mate, chips de mandioca e batatas, entre diversos outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *