Agricultura Destaques

Curso ensina técnicas de propagação vegetativa do café

Técnicos e profissionais de agricultura da América Central participam de uma semana de capacitação sobre técnicas de propagação vegetativa do café no CATIE (Centro Agronômico Tropical de Pesquisa e Ensino), com o objetivo de fortalecer a renovação de cafezais na região com variedades mais resistentes a pragas e eventos climáticos extremos.

A capacitação é organizada de forma conjunta entre o CATIE, o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), a União Europeia e países da área do PROMECAFÉ, como parte do Programa Centro-Americano de Gestão Integral da Ferrugem do Café (PROCAGICA).

Elías de Melo, pesquisador do Programa de Agricultura, Pecuária e Agrossilvicultura (PRAGA) do CATIE, detalhou que o objetivo é ensinar as técnicas de propagação por clones de café desenvolvidas pelo Banco de Sementes Florestais do CATIE, com ênfase no enraizamento de estacas, de maneira que possam replicar o modelo em seus próprios países para as variedades que sejam de seu interesse e que tenham potencial.

“A técnica do enraizamento de estacas permite ampliar a produção de materiais híbridos e outros materiais promissores com melhor qualidade e custo, ao mesmo tempo em que possibilita uma produção mais intensiva de cafeeiros para a renovação de cafezais”, explicou de Melo.

As mais de 25 pessoas participantes conhecerão o programa de melhoria genética de café do CATIE e sua Coleção Internacional de Café, que deu origem aos híbridos F1 e outras variedades comerciais.

Também, poderão se beneficiar da experiência do Centro em sistemas agroflorestais com café com híbridos F1 e outros materiais, bem como o processo de clonagem inicial dos híbridos mediante embriogênese somática. Em seguida, serão familiarizados com técnicas de propagação de cafés por clones, em particular o enraizamento de estacas e, por último, visitarão plantações comerciais que utilizam híbridos F1, principalmente desenvolvidos pelo Programa CATIE-CIRAD-PROMECAFÉ e institutos do café.

No último dia da capacitação, espera-se que os participantes projetem um roteiro para o estabelecimento de modelos semelhantes de propagação em cada país para as variedades de interesse e com potencial.

Harold Gamboa, coordenador geral de PROCAGICA, expressou que, após o evento, os participantes terão a tarefa de replicar, em seus países, as novas técnicas de propagação aprendidas, em benefício do setor produtor de café, o qual enfrenta importantes desafios atualmente.

“Ao terminar a capacitação, estarão mais esclarecidos sobre qual poderia ser a proposta para melhorar a capacidade instalada em seus países e terão a responsabilidade de aproveitar os recursos disponibilizados pelo PROCAGICA para implementar viveiros para a reprodução vegetativa do café ou fortalecer os viveiros já existentes”, observou de Melo.

Eduardo Somarriba, líder do PRAGA do CATIE, instou os participantes a estarem abertos durante a capacitação sobre propagação vegetativa para ver as implicações que essas tecnologias têm ao serem levadas a campo, implementadas e divulgadas entre os produtores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *