Agricultura

Porto de Rio Grande terá novo terminal para exportação de arroz

Durante a 30ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, promovida pela Federarroz e Embrapa, ocorreu a assinatura de edital para o estabelecimento de um terminal destinado ao arroz no Porto de Rio Grande. A partir deste ato, foi tornado público o processo seletivo simplificado para arrendamento transitório do antigo Terminal da Cesa/Rio Grande, que se tornará o Terminal Logístico do Arroz (TLA). Ele será dedicado à movimentação e armazenagem do arroz e seus derivados dentro da infraestrutura do Porto, tornando-se um importante instrumento portuário para a política de armazenagem e movimentação do arroz no Estado.

A área é composta por silos com 60 células de aeração, 36 inter células e quatro células tripartidas que totalizam a capacidade estimada de 52 mil toneladas, configurando um instrumento portuário para política de armazenagem e movimentação do arroz no Estado. O Arrendamento Transitório operacionaliza a área portuária até que sejam finalizados os procedimentos licitatórios definitivos pela Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura, e pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).

Conforme Velho, o governo do Estado atende a uma demanda do setor. “A iniciativa vai solucionar uma necessidade de modernização do porto em função da pauta da Federação de buscar novos mercados”, destacou. Velho e o presidente da Farsul, Gedeão Pereira, fizeram um agradecimento especial ao governador do Estado pela decisão. “A abertura desta oportunidade de termos um local de acesso específico para o arroz é realmente uma promessa de campanha e não poderia deixar de lhe fazer em nome da Federarroz, da Farsul e do Fernando Estima, um agradecimento mais do que especial por este sonho realizado,” destacou Velho.

Por sua vez, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, em seu discurso, salientou a produtividade, a capacidade empreendedora, o talento e a vocação para o empreendedorismo que o nosso Estado tem no campo. Ele aproveitou a ocasião também para fazer uma breve prestação de contas em relação aos compromissos firmados na abertura da Colheita de 2019 para melhorar a competitividade da produção agrícola do nosso Estado.  “É importante abrir e viabilizar o mercado lá fora. Ainda assim, temos um grande mercado interno a ser explorado. Nos próximos meses, vamos viabilizar uma campanha a nível nacional para que possamos estimular o consumo de arroz no território nacional. Estamos trabalhando para que haja aumento de demanda e, consequentemente, maior renda para produtores, para a indústria e para todos”, prometeu. “Falamos também sempre que a competitividade depende de estrutura logística”, destacou, citando especialmente o lançamento inédito do edital para concessão do terminal da logística do arroz no porto de Rio Grande.

Sobre ajudar a eliminar e reduzir a burocracia do Estado, ele comentou sobre a aprovação do novo código ambiental, com novas regras e novos processos de licenciamento, que vão dar maior celeridade à concessão de licenças também para a produção agrícola no estado, graças à determinação da Assembleia Legislativa e apoio das federações. “Ao longo deste ano, da última colheita para cá, nós trabalhamos muito para o Governo do Estado fazer a sua parte, em logística, em tributos, em capacidade técnica, para dar suporte à produção, para que nós possamos gerar mais renda, mais empregos e mais espaço para o empreendedor no nosso Estado e melhorar a vida do cidadão gaúcho”, finalizou o governador, otimista, destacando o crescimento econômico do RS (2,7%), que foi três vezes maior em comparação ao do Brasil (1%), no ano passado.

One Response

  1. Excelente atitude do governo gaúcho, em utilizar um local que há tempos pede por investimento, que é o caso da Cesa , aqui de Rio Grande, temos estrutura, o canal de acesso ao Porto com a dragagem concluída, esta atitude vai gerar empregos diretos e indiretos com certeza.
    Sirvam nossas façanhas de modelo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *