Destaques Pecuária

Boa pastagem começa na escolha da cultivar ideal

A caprinovicultura é uma atividade que para ter bons resultados é fundamental ter atenção com a alimentação dos animais e principalmente com a qualidade das pastagens. É importante que o criador se atente para a escolha da cultivar e seu manejo, pois as pastagens representam a forma mais prática e econômica, sustentável e viável de alimentação desses animais.

Alguns cultivares e espécies podem ser utilizados tanto para ruminantes de grandes portes (bovinos), quanto para os de pequenos portes (ovinos e caprinos). Porém os dois últimos se alimentam em pastagens mais baixas, e não se recomenda capins como Mombaça e Tanzânia para eles, pois seu manejo para manter menor altura é muito mais complexo. “O mais indicado seria utilizar e priorizar cultivares de capins mais baixos e que tenham o nó germinativo da planta mais baixo também”. Outra recomendação é não utilizar Brachiaria Decumbens ou humidicola, que podem causar fotossensibilização nos animais de menor porte”, diz o zootecnista e ovinocultor, Afonso Reginato Cardoso.

Como escolher o melhor pasto

Deve ser levado em consideração as características de solo e do clima da fazenda, o histórico da área, as atividades desenvolvidas na fazenda/objetivo da plantação e por último, mas não menos importante, os processos desenvolvidos atualmente no local.

Segundo o produtor, o ideal é diversificar as espécies de forrageiras dentro de uma propriedade, para se adaptar as áreas com características diferentes, e animais com diversas categorias e finalidades. “Com isso a propriedade fica mais adequada para passar por períodos de secas e variações climáticas, e se aumenta tolerância a pragas e doenças nas pastagens, melhorando também a distribuição de produção de forragem”, destaca.

Implantei, e agora?

Esta é uma dúvida frequente entre os criadores no geral. Tão importante quanto à escolha correta da semente é cuidar depois desse pasto. As manutenções devem ser periódicas/anuais, pois as forragens são culturas perenes, resistentes, mas que precisam de manejo, correções do solo, calagem, gessagem e adubações adequadas. “Em relação à época de plantio, dar prioridade para o início das chuvas, período onde a mais plantabilidade das espécies forrageiras perenes. O manejo do pastejo ideal é rotacionado, assim o animal tem a maior eficiência e o pasto fica mais uniforme”, aponta o zootecnista.

Além do pasto é recomendado fazer a complementação nutricional dos caprinos e ovinos com suplementos minerais. A porcentagem depende muito da categoria do animal, do período do ano, entre outros fatores. “Temos como exemplo ovelhas em lactação, que tem uma exigência nutricional maior do que ovelhas vazias, e na dieta dessas ovelhas em lactação precisa-se suplementar com mais concentrado”, finaliza Cardoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *