Destaques Notícias

Dicas para guardar e cuidar da lavadora de alta pressão

Toda máquina precisa de cuidados para ter uma vida útil maior. Assim é também com as lavadoras de alta pressão. Depois de utilizar a máquina e antes de guardá-la, alguns cuidados são importantes e podem influenciar no bom funcionamento e na durabilidade do produto. Confira as dicas a seguir:

Elimine toda a água do circuito e despressurize-o após o uso, acionando o gatilho, conforme as recomendações do manual de instruções que acompanha o produto. É fácil executar este serviço: após desconectar as mangueiras de sucção e de alta pressão, basta ligar a máquina por 10 segundos e confirmar se a água depositada no cabeçote foi expelida. A retirada da água contribui para evitar a formação de incrustações de sujeiras na bomba, que podem ocorrer conforme a qualidade da água (não deve ter excesso de areia) e depois de longo tempo sem uso da lavadora.

As partes acessíveis da máquina devem ser limpas com pano úmido, sem nenhum tipo de produto químico, evitando o acúmulo de resíduos. A lavadora deve ser guardada em local seco, protegido de intempéries.

Manutenção em dia

Para manter o bom funcionamento da máquina são necessárias algumas manutenções. Entre elas, está a lavagem do filtro, cuja periodicidade depende da frequência de uso e da qualidade da água. Essa medida, segundo a JactoClean, evita possíveis reduções da quantidade de água sugada e da pressão do equipamento.

No caso das lavadoras de uso profissional, o óleo da bomba deve ser trocado a cada 400 horas de utilização ou seis meses. O serviço deve ser executado numa rede autorizada – exceto modelos que permitem a troca de óleo pelo consumidor. A medida evita o desgaste prematuro e aumenta a vida útil do produto.

Caso seja necessário fazer a substituição de algum componente, como mangueiras de alta pressão, cabo elétrico, filtros, conexões e engates, é indicado o uso de peças originais do fabricante, para maior segurança do usuário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *