Destaques Notícias

Cooperativas abastecem a cidade de São Paulo com orgânicos

Muitas pessoas desconhecem a presença de cooperativas agrícolas no grande centro urbano que é São Paulo, mas elas estão em expansão e se encontram espalhadas por toda a cidade. Nos últimos anos, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do programa microbacias 2, impulsionou a entrada das associações e cooperativas no mercado, ajudando no desenvolvimento de cerca de 367 grupos diferentes.

Uma das cooperativas contempladas, foi a Cooperativa Agroecológica dos Produtores Rurais e de Água Limpa da Região Sul de São Paulo (Cooperapas), localizada em Parelheiros, a única da capital paulista especializada somente na produção de alimentos orgânicos e que tem um conceito totalmente voltado para a preservação ambiental. A entidade recebeu da pasta 70% do financiamento de um caminhão refrigerado e 2.500 caixas próprias para o transporte de alimentos.

Fundada em 09 de junho de 2011, a cooperativa tem como missão levar uma alimentação saudável para a população de São Paulo, preservar o meio ambiente, produzir água limpa e ter a natureza como parceira. No total, são 46 cooperados, com produção certificada de orgânicos, que fornecem produtos para os restaurantes da cidade.

Lia Góes, uma das fundadoras da cooperativa, está no mundo dos orgânicos desde 1992, quando já tinha um pequeno grupo formado em Parelheiros. Com o tempo, eles foram encontrando agricultores e produtores que vieram de outros estados e acabaram se apaixonando pela agricultura local e estão aqui até hoje.

“Nós escolhemos trabalhar com alimentos orgânicos, porque temos um conceito de saúde, segurança alimentar e além de levar o alimento para a população, também queremos transformar a região em um lugar mais tranquilo, mais saudável, sem muita química e sem muita poluição ao meio ambiente” ressaltou Lia.

Com uma produção de diversos tipos de raízes, folhosas, milho, PANCs, chás e condimentos, a Cooperapas possui a maior produção de mandioquinha orgânica do Estado de São Paulo e está aumentado a cada dia a diversidade de alimentos produzidos.

Eles pretendem transformar a região sul da cidade em um local que é conceito em produção de alimentos sustentáveis, sempre valorizando o produtor rural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *