Sustentabilidade

Cultivando consciência

Reflorestamento e conservação de Rios, Agricultura Familiar, Educação Ambiental e Turismo Sustentável. O Projeto Tecendo as Águas, do Instituto Supereco, investe em todos esses setores capacitando educadores e comunidades locais.

A ser concluído em julho de 2015, o Projeto Tecendo as Águas tem, entre suas principais metas, o plantio de 8,5 mil árvores nativas na zona rural de Caraguatauba. Em parceria com a Chevrolet e o Instituto Educa Brasil, o Projeto já atingiu mais de um milhão de pessoas indiretamente e atingirá 4.200 pessoas atendidas em ações práticas e de formação de multiplicadores. Além disso, até seu término, terão sido realizados 37 encontros de mobilização e capacitação de atores estratégicos (educadores, líderes comunitários, estudantes, entre outros), 19 publicações, 17 parcerias e fomentos a políticas públicas, e produtos de educomunicação elaborados pelas comunidades capacitadas. “Vamos entregar bancos de dados, iniciativas de gestão com ecoeficiência e ferramentas aos governantes e às comunidades para apoiar a gestão territorial integrada das bacias hidrográficas do litoral norte de SP”, comenta a coordenadora geral do Tecendo as Águas, Andrée de Ridder Vieira.

O Tecendo foca o Corredor da Serra do Mar do Litoral porque a região possui uma faixa contínua de remanescentes da Mata Atlântica e duas bacias (dos rios Juqueriquerê e São Francisco) prioritárias e críticas para o abastecimento de cerca de 50 mil pessoas. Com o objetivo de conservar esses rios desde as suas nascentes e proporcionar melhor qualidade de vida e saúde, o projeto atua em duas frentes, nos meios urbano e rural.

Na cidade, a Campanha “Se Liga Nessa Bacia”, incentiva a adesão à rede de esgoto da Sabesp (já disponível) por meio de atividades educativas, culturais e num trabalho corpo a corpo visitando casas e explicando a importância de se tratar o esgoto. Também oferece oficinas a lideranças nas áreas de saúde e saneamento, assim como ações de educomunicação com alunos da educação formal. Na área rural da bacia do Rio Juqueriquerê, o Projeto capacita pequenos produtores. Já foram realizadas oficinas de implantação de fossa biodigestora (que trata o esgoto e o transforma em adubo) e de cisterna para captação de água da chuva, entre outras.

Com o objetivo de conservar esses rios desde as suas nascentes e proporcionar melhor qualidade de vida e saúde, o projeto atua em duas frentes, nos meios urbano e rural.

O desenvolvimento do turismo sustentável e com respeito às comunidades locais, especialmente na região do bairro de São Francisco (em São Sebastião) se tornou outro enfoque especial do projeto. Embora riquíssimo em atrativos como as construções antigas, a cultura caiçara que paira no ar, o histórico convento de frente para o mar e as tradicionais panelas de barro, o bairro é pouco explorado nesse segmento. O projeto tem feito o levantamento das condições físicas e rentáveis dos atrativos, e também buscado junto à comunidade aspectos culturais, riquezas naturais, histórias e lendas que possam ser potencializadas por um turismo sustentável.

O Projeto visa ainda capacitar comunidades para que possam produzir seus próprios materiais educativos e de informação tendo como tema a situação das águas da região de São Sebastião e Caraguatatuba, seus problemas e potencialidades. Assim, desde outubro de 2014, profissionais da área de Educomunicação estão ensinando como criar programas e produtos de rádio que estão sendo divulgados na Rádio WebSupereco, como desenvolver audiovisuais e vídeos ambientais e atuar por meio das mídias sociais e em sites.

Supereco

O Instituto Supereco é uma OSCIP que atua há 20 anos com a missão de promover a educação ambiental como ferramenta estratégica de conservação ambiental aliada ao desenvolvimento hu-mano. Os 23 Programas, projetos e intervenções de educação pela sustentabilidade, abrangendo todos os Biomas do Brasil, formaram mais de 11.500 educadores e lideranças multiplicadoras em educação ambiental, atenderam mais de 1,5 milhão de crianças e jovens em programas de educação ambiental presencial e à distância, contemplaram 905 mil participantes diretos nas intervenções socioambientais e produziram 135 publicações especializadas na área.

O projeto está também levando suas experiências para o exterior. Recentemente participou do Forum Social Mundial 2015 na Tunísia, o que possibilitou ao Instituto Supereco convite para participar também do COP21 (21ª Conferência do Clima) em Paris, que acontece no final do ano.

Mas esse não foi o único reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Tecendo, com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O Tecendo recebeu em maio o XIV Prêmio LIF da Câmara de Comércio França-Brasil (CCFB) por suas ações pelo meio ambiente e, em especial, pela conservação dos recursos hídricos do litoral norte de SP. Foi também eleito entre as “Melhores Práticas de Educação Ambiental e Gerenciamento de Recursos Hídricos de 2014” durante o “XII Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos – Água & Energia”. E, a partir de abril, o Instituto Supereco passou a ter uma representação ativa no CBH-LN – Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte, por meio do engenheiro agronômomo Juliano Hojah que é também coordenador de gestão ambiental do projeto Tecendo as Águas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *