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Top List Rural 2011: empresas agradecem aos consumidores pela preferência

Credibilidade, segurança, confiabilidade e respeito – estes podem ser, em suma, as características de uma marca ou empresa que há tanto tempo é eleita a preferida em termos de opção de compra de um bem ou serviço. Este é, de fato, o objetivo da premiação Top List Rural – apresentar a público quais são os anseios por parte do produtor rural. Pela 11ª vez a pesquisa serve de referência para o trabalho e o cuidado do posicionamento de um determinado produto. No entanto, a topnoite não fora só dos preferidos, mas também dos mais qualificados do agronegócio. Na noite da festa do Top List, realizada em São Paulo (SP), em 5 de dezembro, no Varanda Grill, o diretor da Revista Rural, Flávio Albim, apresentou a nova pesquisa Top Brands Quality, a qual traça as avaliações – ou notas – do público sobre os aspectos de imagem e de ação da empresa.

“É como uma espécie de vestibular para as empresas do agronegócio”, compara Albim, “e pelo que pude notar, conversando com alguns representantes delas que estiveram na festa, a receptividade foi bem maior do que eu esperava. Creio que isso sirva para elas no sentido de conquistar patamares de notas mais elevados, assim como, rever algumas ações para que a sua nota seja, no próximo ano, mais alta”.

Ser preferência nas categorias de Colheitadeiras e Plantadeiras é um resultado de um trabalho bem focado com o produtor rural e especialmente quando há lançamentos de produtos novos. “Um produto que hoje simboliza isso para nós e também uma mudança no processo de colheitadeira é a 9470”, avalia João Pontes, diretor de marketing para a América Latina da John Deere. “Esta máquina em questão, que lançamos no início deste ano, está focada no produtor de médio e pequeno porte, mas que oferece a ele a tecnologia que é a mesma disponibilizada ao grande produtor no Cerrado, por exemplo, através da tecnologia STS da John Deere, a tecnologia de rotor que nós utilizamos que propicia uma qualidade de melhor do grão após colheita”.

Já na categoria Tratores, a escolha que tem sido feita desde o início da pesquisa é certamente Massey Ferguson. Para Eduardo Sousa, gerente de marketing produto tratores da AGCO, esse reconhecimento do produtor rural vem desde o início do lançamento da marca no País, há 51 anos. “Desde que começou a produzir tratores no País, a Massey Ferguson possui o trator mais vendido. Sem dúvida, dentro dessa série, a máquina referência é o 4275 – modelo vindo da série original 275. E isso vem evoluindo, hoje, por exemplo, é possível ter um trator como esse com um piloto automático ou com uma telemetria que se possa controlar ele à distância, no escritório do produtor. Este produto simboliza a evolução que estamos experimentando no campo de máquinas agrícolas”, ressalta Sousa.

Diante de maquinários potentes e que vão de encontro com a garantia de produtividade na lavoura, resta agora uma boa semente, livre de doenças, certificada e que garanta o estabelecimento da lavoura. Nesse campo, a expertise de tratamento de sementes e nematicida é da Syngenta, que ganhou em ambas categorias. Para Eduardo Rossini Guimarães, gerente de tratamento de sementes da Syngenta, não foi uma surpresa ter recebido a notícia de a empresa ser coroada nesses dois segmentos, pelo fato dela própria ter sido responsável pelo desenvolvimento desse segmento de mercado. “No caso específico do Avicta Completo, a Syngenta fez um trabalho de criar esse segmento no mercado, um segmento que antes não existia – o de manejar nematoide através do tratamento de sementes. Nós começamos um trabalho há cerca de três anos de mapear as principais regiões produtoras no Brasil das culturas de soja, milho e algodão, onde, de fato, o agricultor encontrava mais problema com os nematoides. Mostramos a importância de se tratar e isso e apresentamos nossa solução, que tem como o ingrediente ativo abamectina, que é cerca de 500 vezes mais ativo que os carbamatos que estão chegando no mercado”.

Quando o assunto é o cuidado com as finanças do produtor rural, a escolha em Banco Privado é exclusiva do Bradesco. “Nós nascemos na fronteira agrícola do País”, frisa Osmar Roncolato Pinho, diretor do Banco Bradesco, “inicialmente no Estado de São Paulo. Logo depois já estávamos no Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e, hoje, estamos presentes no Brasil todo. Essa capilaridade mostra que o banco sempre esteve lado a lado com o produtor rural. Então, esse estabelecimento das agências em cada praça onde está o produtor rural acabou determinando a indicação de nossos clientes como um banco efetivamente atuante”.

No campo de saúde e fertilidade animal, a Pfizer desponta nas categorias Vermífugo, Vacinas, Vacinas reprodutivas e Hormônios para inseminação artificial em tempo fixo (IATF). Esta última é uma das novidades da pesquisa Top List Rural de 2011, e já revela a liderança e pioneirismo da empresa nesse segmento. “O CIDR foi o produto escolhido pelo produtor nessa categoria”, diz Mauro Meneghetti, gerente de produto da linha reprodutiva da Pfizer. “Trata-se de um implante de dispositivo de progesterona, que é um dos importantes fármacos utilizados na IATF – área muito bem trabalhada pela Pfizer. O produto é pioneiro no Brasil e já é líder de mercado. Através dele o pecuarista pode melhorar a reprodução de uma fazenda de cria, tanto para gado de corte e leite. O uso desse protocolo permite o produtor inseminar uma maior quantidade de animais do que ele inseminaria apenas observando o cio”.

Outro grupo focado com sanidade do rebanho e também sua fertilidade é o MSD Saúde Animal, que se consagrou nas categorias Vacinas para aftosa, com Oleovac, Estimulador de Cio, com Ciosin, Antimosca-do-chifre e Carrapaticida, ambas com Butox. De acordo com o gerente de produtos linha reprodutiva da MSD, Evandro Stecca, o tradicionalismo aliado a produtos de confiança, trabalho a campo e pesquisas são os requisitos básicos que selam essa relação de destaque na hora da compra do pecuarista. “A característica em comum entre esse três é a tradição no mercado, pois já são produtos consagrados, maduros e bem conhecidos. Oleovac é uma vacina de febre-aftosa bastante reconhecida pelo produtor rural, e muitos têm preferência de pedir nas lojas, em função da confiabilidade do produto. Outro destaque é o Ciosin, que é trabalhado na linha reprodutiva. Trata-se de uma prostaglandina muito utilizada em protocolos de IATF, mas também utilizado em gado leiteiro, por exemplo, como tratamento ou suporte terapêutico de metrites e endometrites”, explica Stecca.

Do campo da fertilidade para o bom desempenho no pasto – neste aspecto vai depender e muito da qualidade da forrageira que está sendo instalada no campo. Nesse quesito a preferência do pecuarista em sementes para pastagem também não tem sido outra senão às do Grupo Matsuda. Segundo a sócia da empresa, Helena Keiko Matsuda Tavares, em função do pioneirismo e do trabalho honesto com sementes selecionadas e com grau de pureza adequado, o grupo conquistou um status perante o mercado. “Sempre investimos em qualidade e tecnologia, e conquistamos a credibilidade nesse mercado de sementes de pastagem. Nesse sentido o produtor reconhece o nosso trabalho e sabe que, a partir de nossos produtos, pode conseguir os melhores resultados”, enfatiza.

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