Eventos

Top List: os preferidos de 2010

Evento premiou as empresas e marcas que estão na preferência dos produtores rurais.

A festa de premiação da edição 2010 do Top List Rural ocorreu no Restaurante Varanda, em São Paulo, SP, no dia 8 de dezembro. O sucesso da noite confirmou a satisfação das empresas do setor em ter suas marcas em primeiro lugar na preferência dos produtores rurais. “Temos a convicção de que ganhar o Top List Rural é um feito ainda mais expressivo do que vencer o Top of Mind”, afirma o diretor de redação da revista, Flávio Albim, ressaltando que, embora a outra premiação da revista seja mais tradicional e desfrute de mais “glamour”, o Top List aponta as marcas e produtos preferidos. “No Top of Mind, muitas vezes, uma boa campanha de marketing resolve. No caso do Top List, porém, se o produto não for bom e não agradar ao produtor, ele não ganha”, explica.

Casa cheia e clima de confraternização marcaram a festa que, a exemplo do ano passado (quando foi realizada pela primeira vez) serviu para brindar um ano especialmente bom para o agronegócio brasileiro. “A diferença em relação a 2009 é que, além de satisfeitos com as conquistas que obtivemos, nós estamos muito otimistas com as perspectivas que se mostram para os próximos anos. E esta convicção é compartilhada com praticamente todos os nossos parceiros e amigos”, garante a diretora comercial da publicação, Ana Carolina Domingues Albim.

Ao todo, 34 empresas do agronegócio se destacaram por seus produtos, em 43 categorias. Uma delas foi a Pfizer. Mais um ano, ela se destacou com três premiações. “O segredo é muito trabalho e muita atenção no que a gente faz. Ficamos contentes em sermos líderes nesse segmento”, mencionou Elcio Inhe, líder da unidade de negócios bovinos da Pfizer. Para ele, é importante lembrar que a empresa cresce dois dígitos todo ano na área de bovinos, em um mercado extremamente competitivo. “Temos consciência da exigência desse mercado, por isso, nossas ações são feitas com base em um tripé estratégico: primeiro, contato direto com o consumidor; segundo, alianças no sistema de distribuição e terceiro, marketing – ações de marca, de ‘branding’. Construir uma marca é importante para nós”, finalizou Inhe.

Outra empresa que comemorou os bons resultados da pesquisa Top List Rural foi a Syngenta, com a marca Cruiser. “Um ponto importante é lembrar que o produto é estratégico dentro do portfólio da empresa. Com isso, são trabalhadas ações específicas. Ter também uma equipe que mostra os benefícios do produto a campo, faz totalmente a diferença. Isso faz com que se crie essa intenção de compra, esse ‘good real’, ou seja, a imagem do produto como um todo”, assinalou Leo Zappe, gerente de Marketing de Tratamento de Sementes da Syngenta.

A empresa também foi laureada com o título de Anunciante do Ano. Marcella Manhães, coordenadora de Promoção e Propaganda da Syngenta, acredita que a empresa além de ter uma tecnologia, oferece ao mercado um bom produto que prova sua eficácia. “Os agricultores provam e repetem ano após ano. A forma que atuamos no mercado também é importante. A maneira específica que falamos com cada público é diferente e isso ajuda na hora de uma escolha. Estamos em contato com distribuidores, produtores (por meio de dias de campo e palestras, por exemplo), vendedores e clientes, e, assim, conseguimos acessar o mercado de várias formas. São ações que ajudam e facilitam a marcar ainda mais a lembrança da marca em um momento de escolha, de eleição”, diz.

Sob o ponto de vista da Bayer Cropscience, a premiação além de ser um reconhecimento, mede também os resultados de um trabalho. “Somos uma empresa que sempre investe em pesquisas, principalmente na área de inseticidas, uma das mais importantes para a companhia. Para nós, é uma satisfação muito grande sermos reconhecidos como líder no segmento de inseticidas, principalmente”, confessou Fábio Prata, diretor de Portfólio de Fungicidas, Herbicidas e Inseticidas.

Outro destaque foi a Basf. Segundo Rogério Diacov, gerente de Cultivos Soja e Algodão, o Top List tem uma valorização fundamental que coroa todo o trabalho feito desde o desenvolvimento, para trazer ao agricultor uma ferramenta que vai auxiliá-lo a alcançar os objetivos. “Sucesso é a palavra que significa ser premiado, ser reconhecido pelo agricultor por meio desse prêmio e isso representa também a possibilidade de estar ao lado desse cliente, sendo apontado por ele como importante aliado no ponto de vista de contribuição. Sabemos que construir uma marca demanda tempo e investimento não só financeiros e que o objetivo de todo esse trabalho é ter a marca reconhecida por seu cliente final. Por tudo isso, quando recebemos uma premiação como essa vamos para a casa com a sensação de dever cumprido e isso é muito gratificante”, disse em entrevista durante o evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *