Agricultura

Hortaliças: estreitando laços com o consumidor

Associação de produtores e distribuidores de hortifrutis mostra suas ações a fim de fortalecer a cadeia produtiva, garantir a segurança dos alimentos e conquistar maior aproximação com o consumidor final.

Iniciativas têm sido realizadas a fim de oferecer mais respaldo ao consumidor na hora de escolher frutas, legumes e verduras. Além de trazer informações sobre os benefícios que esses alimentos podem trazer à saúde, é possível identificar hoje no momento da compra muitos daqueles que são os responsáveis pelo cultivo e distribuição desses produtos. Além de diminuir a distância entre esses públicos, essas ações são também uma alternativa para garantir a procedência, garantindo mais confiança sobre os itens em questão.

Nesse sentido, atualmente, a totalidade dos produtos comercializados nos entrepostos da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) entra rotulada, em retorno a uma campanha de conscientização do produtor rural sobre o uso de rótulos nesses alimentos e o vínculo que eles geram com o consumidor. A ação teve início em 2003, em parceria com os Ministérios de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Saúde, com o Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (INMETRO) e com o apoio do Código de Defesa do Consumidor.

O Estado de São Paulo é destaque quando o assunto é hortifrutis, principalmente em relação à produção de hortaliças, sendo o maior produtor nacional. O setor tem procurado se profissionalizar e um dos caminhos encontrados tem sido a união em grupos como sindicatos, associações e cooperativas. Em Mogi das Cruzes (Região Metropolitana de São Paulo), por exemplo, está a sede da Associação dos Produtores e Distribuidores de Hortifruti do Estado de São Paulo (Aphortesp), fundada há seis anos. A entidade conta no momento com dez associados e mais quatro em fase de admissão. Além disso, busca no desenvolvimento tecnológico sua credibilidade, a criação de sistemas e produtos que supram às necessidades de seu consumidor e estejam dentro dos parâmetros legais, conforme explica o gerente executivo, Carlos Schmidt. Para isso, há a necessidade de que todos os seus sócios possuam Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e também é exigido que eles tenham uma gestão consolidada ou em fase de consolidação.

“Os colaboradores dos produtores e distribuidores devem ser registrados e ter todos os benefícios determinados pela lei. Eles devem possuir packing house e que trabalhar com programação de plantio. Enfim, é bom que tenham algum perfil empreendedor e com diferencial naquilo que faz”, exemplifica o gerente, ressaltando que hoje a entidade tem associados de diferentes tamanhos. “Alguns deles contam com 30, 40 colaboradores, outros chegam a ter de 300 a 400. Todos têm frota própria, alguns entre três e cinco caminhões, outros de 10 a 15, além de tratores e equipamentos agrícolas”, conta.

Carlos Schmidt conta que a Associação é titular na Câmara Setorial de Hortaliças do Estado de São Paulo e da Câmara Federal e vem trabalhando com afinco campanhas de promoção dos produtos focada em ações nos distribuidores e nas escolas. Na opinião dele, não só falta respaldo ao consumidor sobre todos os benefícios que esses alimentos podem trazer à saúde, como também faltam informações corretas e comprovadas. “E isso se dá, pois a cada dia um alimento pode se transformar, em questão de segundos, de fabuloso para nefasto, dependendo de como ele é apresentado. A Aphortesp tem um programa de certificação em andamento, o que vai trazer para o consumidor final uma garantia de produto saudável, confiável e com as boas práticas agrícolas na produção. A cadeia enfrenta inúmeros problemas que a cada dia aparecem ou simplesmente se priorizam. Mas, temos encontrado na força criada pelo trabalho conjunto uma maneira para contorná-los”, revela o gerente que fala ainda que hoje a Associação Paulista de Supermercados (Apas) é um dos grandes parceiros da entidade.

Com participação do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e gestão do Sindicato Rural de Mogi das Cruzes, a Aphortesp foi parceira no Programa de Fortalecimento das Cadeias Produtivas de Hortaliças, Caqui, Nêspera e Cogumelos da região do Alto Tietê (SP). Cada um de seus associados participou com de cinco a 15 pessoas, totalizando cerca de 200 parceiros de sócios da Associação. Segundo Schmidt, o Programa que se iniciou em 2008 e findou em agosto de 2009 terá ainda em 2010 uma segunda fase envolvendo novos participantes, como a Somar Meteorologia, entre outros. Para este ano, outras ações também estão previstas. “Os associados da Aphortesp estão partindo para a Certificação, indo em busca de novas tendências, conhecendo novos mercados por meio da Fruit Logística, que aconteceu no começo do ano em Berlim, na Alemanha. Para o mês de outubro, eles devem para a HORTFAIR, em Amsterdã, na Holanda. Também farão uma série de visitas técnicas na Espanha, na Suíça e em Portugal”, finaliza o executivo.

Atuação da Aphortesp

Frota aproximada de 180 caminhões;
Emprego direto – aproximadamente 4.000 colaboradores.

Atua na área de:
* Supermercados – 1.200 lojas (Grandes Redes, Médias e Pequenos Supermercados, Empórios e Rotisseries).
* Cozinha Industrial – 10 Empresas (aprox.800 unidades de Cozinha e totalizando cerca de 400.000 refeições/dia)
* Fast Food – cinco Redes (aprox.2.200 unidades em Shopping Center, Unidades de rua, Aeroportos, etc.)
* Bares e Restaurantes – 850 Estabelecimentos.

Para aumentar o diálogo com o consumidor, a Embrapa Agroindústria de Alimentos deu início no primeiro semestre desse ano ao serviço “Além do Rótulo”, que dá às informações com base científica relativa às questões intrínsecas (qualidade nutricional, dicas de compra, higienização, preparo e consumo) e extrínsecas (sistemas de produção, contaminação, políticas públicas, entre outros) aos alimentos através de terminais de consulta públicas no comércio e também pelo site do programa (www.alemdorotulo.com.br).

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