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Festa: Top Of Mind

O Top of Mind Rural idealizado pela Revista Rural tem como objetivo conhecer e premiar as marcas mais lembradas pelos produtores rurais. Sem dúvida, uma justa homenagem para as empresas do segmento que realizam um bom trabalho de marketing.

Em sua 13ª edição, a premiação foi dividida em 43 categorias. A pesquisa realizada pela Revista Rural, entre os dias 29 de março a 12 de abril, ouviu 1.320 pessoas, sendo 680 agricultores e 640 pecuaristas.

No dia 23 de junho foi realizada a 13ª cerimônia de entrega da premiação do Top of Mind Rural 2010, prêmio concedido pela Revista Rural desde 1998. O evento contou mais uma vez com a presença de empresários, gerentes e diretores de empresas ligadas ao agronegócio. As marcas mais lembradas, em 43 categorias do segmento, foram homenageadas com o troféu Top of Mind – um reconhecimento pelo bom trabalho de marketing desenvolvido pelas empresas. “Hoje, podemos dizer que o evento não pertence somente a Revista Rural, mas também às empresas que aqui estão, uma vez que elas usam o Top of Mind, ou melhor, a pesquisa, como referencial para indicar qual o trabalho de marketing que elas realizam e quais foram os resultados alcançados. Ficamos felizes e orgulhos também de ver que o nosso trabalho que iniciou há 13 anos continua a dar frutos”, enfatiza o diretor da Revista Rural, Flávio Albim.

Durante a abertura da cerimônia, o promotor do evento e diretor da publicação ressaltou também que neste ano parte do sucesso do evento foi creditado ao bom momento vivido pelo agronegócio brasileiro, o que, segundo ele, gerou um clima bastante favorável para novos investimentos no setor. Foi justamente isso que fez a Pfizer ser uma das homenageadas da noite. A empresa que atua em várias áreas, vem ao longo dos anos contribuindo, principalmente, para o progresso da pecuária nacional, com inovação e desenvolvimento de novos produtos. Com isso, levou a premiação com destaque em três categorias: Vacinas Reprodutivas, Vacinas e Vermífugos. “Ter o nome da Pfizer e dos nossos produtos na cabeça dos pecuaristas é extremamente importante, principalmente, nesses segmentos que ganhamos. Hoje, para vencer a concorrência do mercado fazemos um grande investimento de marketing e um contato face to face com o pecuarista. Ficamos satisfeitos quando esse esforço é recompensado. O prêmio é muito motivante e faz com que nós desejamos estar aqui no ano que vem e sendo novamente, vencedores nessas três categorias”, frisa o gerente da unidade de negócios de Bovinos da Pfizer, Elcio Inhe.

O trabalho de marketing bem elaborado foi o que fez também a Dow conquistar mais uma vez o prêmio na categoria Defensivos para Pastagem. “Para nós é um reconhecimento do mercado, por meio dos nossos clientes, de todo o esforço e empenho que a companhia vem fazendo ao desenvolver novos produtos, serviços e acesso às novas tecnologias que é o que o produtor sempre busca”, diz o gerente de conta da Dow Agrosciences, Gustavo Nunes da Silva.

O Top of Mind Rural 2010 mostrou que as empresas também estão cada vez mais apostando em investimentos, quando o assunto é a divulgação de seus produtos. Um exemplo é a Bridgestone do Brasil, com a marca Firestone. “A empresa tem como filosofia investir sempre no segmento do mercado que nós temos market share, no caso dos pneus agrícolas. Mundialmente, o nosso produto é reconhecido como melhor tecnologicamente e a empresa investe maciçamente neste segmento no Brasil. O produtor tem os nossos pneus como um dos melhores em termos de qualidade e performance no campo”, ressalta o gerente de vendas da empresa, Mário Barros.

Outra que seguiu o mesmo caminho de investimentos foi a Case IH, que recebeu o destaque na categoria Colhedora de Cana. “É o terceiro ano consecutivo que ganhamos esse prêmio, o que representa a recompensa da nossa atuação no campo, quer dizer, todos os nossos esforços em desenvolver um bom produto junto ao nosso cliente resultaram nessa parceria de sucesso, que é hoje reconhecido, por meio do Top of Mind”, comenta o especialista de comunicação da Case IH, Alexandre Meconi de Souza.

Aliado ao investimento está ascensão contínua que contribuíram para que a marca Oleovac, da Coopers Saúde Animal, ganhasse nos últimos anos o Top of Mind. “É uma mais conquista. Na verdade, colhemos aquilo que foi plantado há anos. A marca tem qualidade e vem conquistando a confiança dos pecuaristas, e isso faz com que seja a mais lembrada dentro de uma pesquisa com essa”, afirma o gerente de marketing da empresa, Lineu Padovese.

Seguindo a mesma trajetória, a marca Bradesco virou referência e destaque do Top of Mind, quando o assunto é o banco privado. Para o diretor departamental da instituição, Nilton Pelegrino, o diferencial é a presença da instituição em vários municípios brasileiros e a sua identidade com o campo. “É com alegria que recebemos esse prêmio e por termos sido novamente reconhecido pelos leitores. Sem dúvida, é motivo de satisfação para qualquer empresa. Hoje, o Bradesco é o maior repassador de financiamento para agricultura, portanto, esse reconhecimento é plenamente justo”, pontua Pelegrino.

E como se diz: “quem planta bem, colhe bons frutos”, serviu de motivação para a BASF, vencedora na categoria Fungicida, que se destacou mais uma vez na premiação. “Somos uma empresa de tecnologia, lançamos o Opera há cerca de nove safras. Fizemos um trabalho de posicionamento muito forte e colhemos o fruto de uma empresa, que tem hoje uma base técnica muito forte e uma equipe de campo bem estruturada a serviço dos nossos agricultores”, avalia o gerente de marketing da empresa, Nilson Caldas.

Para a Matsuda, vencedora na categoria Sementes para Pastagem, a premiação representa muito mais que a consagração de um resultado. “Marca a presença do nível técnico da empresa e a satisfação dos nossos clientes. A pesquisa também consolida o trabalho profissional que a Revista vem realizando e mais uma vez, nós temos de agradecer. Agradecemos a Revista Rural que está sempre se esforçando para a transparência desta pesquisa”, conta o diretor da empresa, Jorge Matsuda.

Top of Mind dos 13 anos – Já na categoria Colheitadeira, quem recebeu o destaque da noite foi a New Holland. A marca é uma das que, ao longo desses 13 anos de pesquisa, conseguiu o primeiro lugar na lembrança do produtor rural. “Para nós é uma honra participar desta premiação pela sua importância, uma vez que os vencedores são indicados pelos consumidores, que satisfeitos com o produto lembram sempre da nossa marca, que é o nosso grande objetivo. Sem dúvida, também o que explica a nossa conquista é a tradição que a marca tem no campo especialmente no segmento de colheitadeiras”, diz o coordenador de comunicação da marca New Holland, Eduardo Sperandio Nicz.

Presente também há 13 anos no Top of Mind, a marca Sementes Agroceres, que pertence a Monsanto recebeu o troféu na categoria Sementes. A empresa provou com o orgulho que ser reconhecido nesta premiação pode fazer toda diferença. “Ela tem um peso bem forte e nos mostra como estamos presentes na cabeça dos produtores, distribuidores e agricultores. Isso demonstra que o nosso trabalho está bem alinhado, consistente com o que o produtor espera e que conseguimos atingir a expectativa dele no campo. A premiação é uma motivação para todos”, avalia a analista de comunicação da empresa, Thais Bechir.

Outra que recebeu os méritos de 13ª vez vencedora, entre as marcas mais lembradas pelo produtor, foi a CRV Lagoa. “Há treze anos seguimos sempre invictos, resultado de um trabalho sério que fazemos para obter esse reconhecimento. É com bastante gratificação que recebemos o prêmio, principalmente, por ser dado pelos nossos clientes para a nossa empresa que hoje é CRV Lagoa”, menciona gerente de logística e suplementos da empresa, Gerson Cláudio Sanches.

Favorecida pela tradição e somando-se ao um bom trabalho de marketing, a Tortuga faturou mais uma vez a premiação, na categoria Sal Mineral. De acordo com o gerente de marketing, Juliano Sabella, a conquista se deve ao trabalho da companhia que consiste no contato direto com o cliente. “Desenvolver soluções que vão trazer mais benefícios para a sua produção, maior produtividade e maior rentabilidade para o pecuarista, esses são os fatos principais que fazem com que a Tortuga seja a marca mais lembrada”, reforça Sabella.

E por falar em tradição, esse item também fez com que a AGCO seguisse invicta na categoria de Tratores. “A marca tem tradição com 50 anos no mercado e sempre mostra a aproximidade com os clientes, com capacidade de estar junto do produtor e entender as suas necessidades. Por isso há treze anos ela é a mais lembrada”, ressalta o gerente de produtos da AGCO do Brasil, Rodrigo Soeiro.

Para realizar a premiação em 2010, a Revista Rural realizou uma pesquisa com mais de 1.320 pessoas, das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, sendo 680 agricultores e 640 pecuaristas. Com 13 anos no mercado, o Top of Mind Rural é visto como uma pesquisa de muita credibilidade pelas empresas do segmento rural.

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