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Festa Top Of Mind Rural: a noite dos campeões do marketing

No dia 24 de junho foi realizada, em São Paulo, a 12ª edição da festa do Top of Mind Rural. O evento fez uma justa homenagem a todas àquelas empresas do setor, que fizeram uma boa campanha de marketing.

“É com grande satisfação e com muito orgulho que recebo a presença de todos, confirmando a importância do marketing rural brasileiro e, ao mesmo tempo, provando que até em época de crise é possível superar obstáculos, com trabalho inovador e com muito empenho na busca de resultados”, foram com essas palavras que o diretor da Revista Rural, Flávio Albim, abriu o cerimonial da entrega de prêmios do 12ª Top of Mind Rural. “Sempre falo que o parabéns é coletivo, porque se hoje estamos aqui, na verdade o sucesso não é só nosso. O sucesso é de todos vocês também, parceiros que ajudaram a fazer esta trajetória de sucesso da Revista Rural”, frisa o diretor.

Assim como todas as outras onze edições, o Top of Mind conseguiu reunir grandes marcas do agronegócio nacional e prestou uma homenagem àqueles que fizeram um bom trabalho de marketing e que tiveram suas marcas mais lembradas, entre os consumidores de todo o País. Como foi no caso da marca Hilux, da Toyota. A picape foi vencedora da categoria e mostrou que estratégias de marketing são fundamentais para o sucesso de uma empresa. “O setor do agronegócio é responsável por 50% dos nossos negócios. Sem dúvida, este segmento é o que mais cresce e é um dos mais importantes para a Toyota. Por isto, nos últimos anos estamos realizamos uma campanha bem focada, participando de feiras e eventos, levamos o nosso produto para os nossos principais clientes, os produtores rurais”, conta o diretor comercial da Toyota, Frank Gundlach.

Outra que apostou na campanha de um bom marketing e que teve a marca mais lembrada, entre os consumidores, foi a Pfizer. Repetindo a dose do ano anterior, a empresa abocanhou o Top of Mind, em três categorias, vacinas reprodutivas, vacinas e vermífugos. “É com muita satisfação que recebemos o prêmio nestas três categorias. Agradecemos a Revista Rural e a todos que votaram e se lembraram dos produtos da Pfizer. O nosso trabalho ao longo de vários anos é investir em marketing integrado e atuar com campanhas isoladas para todas as nossas linhas. Além disto, realizamos ações diferenciadas, que é prestar uma assessoria completa ao produtor. Na minha opinião, este contato face a face faz todo o diferencial”, diz o gerente de Unidade de Negócios Bovinos da Pfizer, Elcio Inhe.

Um trabalho bem elaborado e uma trajetória de anos no segmento foi o que fez a Tortuga, empresa de nutrição e saúde animal, receber o prêmio na categoria Sal Mineral. “Acredito, que o grande fator que faz com que a empresa seja a marca mais lembrada pelo produtor é o nosso trabalho bem focado. A Tortuga tem 55 anos de mercado e todo o nosso trabalho é feito ao lado dos produtores, levando assistência técnica, produtos que trazem resultados e benefícios. Estes fatores são essenciais para que a marca seja a mais lembrada entre os consumidores”, comenta o gerente de marketing da Tortuga, Juliano Sabella.

O Top of Mind Rural 2009 mostrou que as empresas também estão apostando mais na inovação quando o assunto é a divulgação de seus produtos, para não perder a posição de Top. Um exemplo é a Syngenta. “Na nossa opinião, a condição de levar algo inovador ao produtor e que atinja às suas necessidades é o foco do dia a dia do nosso trabalho, junto aos consumidores”, revela o gerente de produtos de Tratamento de Sementes, da Syngenta, Marconi Dias. A empresa recebeu o prêmio Top of Mind na categoria Acaricidas.

Inovação, esta é a palavra que vem regendo o trabalho da CRV Lagoa, como vencedora na categoria inseminação, nos últimos 12 anos de Top of Mind. “Acreditamos que o nosso trabalho ao longo deste ano é sempre buscar inovações e identificar às necessidades do produtor. Além disto, acompanhá-lo em todo o processo do seu trabalho”, diz o gerente comercial da CRV Lagoa, Antônio Esteves.

Como em todos os anos, a pesquisa Top of Mind é um termômetro para o setor, ela não indica quem é o melhor, quem é o pior, mas simplesmente dá uma indicação de como o mercado está recebendo o trabalho que todas as empresas vêm realizando. “A marca Valley foi o referencial na categoria irrigação. Presente há mais de 50 anos no mercado, o nosso compromisso é quanto à questão da confiabilidade da marca dos nossos equipamentos. Acredito que este é um ponto que acaba agradando aos clientes e estando em suas lembranças, quando se fala em irrigação”, afirma o diretor de Marketing da Valmont, Marcelo Borges.

Esta também foi a aposta do Banco Bradesco, estreante na categoria de banco privado, a entidade provou com o orgulho que ser vencedor do Top of Mind pode fazer toda a diferença. “Desde a sua criação, banco sempre teve focado no produtor. Participar deste evento é importante, principalmente, ser vencedor nesta categoria. Isto confirma a vocação do banco de sempre acreditar no agronegócio e de ser um dos mais lembrados. Neste momento, sem dúvida alguma, é o reflexo do reconhecimento dos nossos clientes ligados ao agronegócio brasileiro”, afirma o diretor do Banco Bradesco, Osmar Roncolato Pinho.

Já outras empresas decidiram optar por um marketing mais simples e com bons resultados, como é o caso da Coimma. “A empresa está localizada em uma pequena cidade do interior paulista, e não teria como ser lembrada se nós não utilizássemos a mídia escrita, falada e televisionada para mostrar os nossos produtos. Por meio destas ações, estamos conseguindo levar a marca a todos os cantos do Brasil”, comenta o diretor comercial da Coimma, José Otacílio da Silveira.
A ascensão impressionante e contínua, este é o resultado de um trabalho que vem colocando a New Holland, como a vencedora na categoria colheitadeiras. “Nós estamos fazendo um trabalho forte no Brasil e por toda a América Latina, o que torna a marca mundialmente conhecida. Porém, o trabalho vem sendo feito em longo prazo, que começa com um contato direto com o produtor, estando cada vez mais presente no campo, este é o segredo do nosso sucesso e de ser a marca mais lembrada”, frisa o coordenador de marca da New Holland, Eduardo Nicz.

Outra empresa que saiu consagrada do evento foi a Monsanto, que levou o prêmio nas categorias: Biotecnologia, Sementes e Herbicidas, com as marcas Monsanto, Agroceres e Roundup. “É gratificante para a empresa, que aposta em novidades, tecnologia e sempre visando os benefícios para o produtor rural, receber o prêmio Top of Mind”, diz a gerente de comunicação da Monsanto, Cristina Rappa.

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