Negócios

Negócios: Matsuda busca novas fronteiras

De olho no potencial do mercado bovino do Nordeste e, principalmente, atenta à carência da região por produtos de primeira linha, a Matsuda inaugurou no final de agosto uma nova fábrica de suplementos minerais, na cidade de Vitória da Conquista, interior baiano.

De acordo com o diretor da empresa, Jorge Matsuda, a nova unidade marca o início de uma série de ações da empresa na região, visando facilitar o acesso dos produtos de qualidade da Matsuda aos pecuaristas de todo o nordeste, que poderão contar com um suplemento mineral diferenciado e, o que é melhor, por preços vantajosos, em função da facilidade do frete. “Além disso, queremos estreitar essa relação com o produtor e oferecer toda a assistência necessária para que ele alcance sempre o melhor resultado. Esse planejamento é a síntese da filosofia da Matsuda”, afirma o diretor.

Feliz com a concretização de uma nova etapa, Jorge Matsuda não conseguia esconder, durante a cerimônia, uma emoção extra, uma vez que em 2008 a empresa está completando 60 anos de vida. Por essa razão, o evento contou com uma presença especial. Sua mãe, dona Fumiko Matsuda, também participou da festa. “O trabalho foi árduo nestes anos todos, mas sempre crescemos com consistência, vencendo uma etapa de cada vez, e sem nunca esquecer uma frase que sintetiza este nosso pensamento: Sonhar, acreditar e realizar”, conta. Maestro de toda essa revolução positiva pela qual a empresa inciada por Shishiro Matsuda há 60 anos vem passando, Jorge não deixa de reconhecer a importância dos parceiros conquistados ao longo do caminho. “Sem eles, não teríamos chegado aonde chegamos. São mais que parceiros, são amigos”.

Diretor da Matsuda Minas e do empreendimento da Bahia, Leonardo Cerize também se mostrava entusiasmado com as portas que se abrem com a nova fábrica na Bahia. “A demanda no Nordeste é muito grande e Vitória da Conquista tem uma posição estratégica dentro do estado”, explica Cerize, contando que vários outras cidades foram minuciosamente estudadas antes de se definir o local do empreendimento. “O desafio do pioneirismo aumenta a ansiedade, mas a receptividade tem sido muito grande, tanto do povo da região como do poder público, do município ao governo do estado”, acrescenta o diretor, lembrando dos benefícios que a nova fábrica traz. “Vamos gerar emprego, desenvolver pesquisas e nos manter sempre na frente, chegando primeiro e fazendo o futuro”.

A aposta da empresa em Vitória da Conquista não é sem razão. O rebanho da região passou de 1,23 milhões de cabeças para 2,141 milhões, entre 2001 e 2007, significando um avanço de 70%, de acordo com dados ADAB (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia). Com capacidade para produzir até 6 mil toneladas/mês de suplemento mineral, a fábrica já está produzindo cerca de mil toneladas/mês, mas a previsão é de triplicar essa capacidade em poucos meses.

Responsável pelo projeto da fábrica, Dimas Cerize conta que, de uma estrutura antiga e pouco funcional, a Matsuda conseguiu construir uma fábrica moderna, com todos os programas de qualidade e boas práticas de produção já implantados, e apta a receber a certificação de qualidade. “Isso foi fruto de mais de 15 horas diárias de trabalho e conscientização de todos os envolvidos no projeto”, explica Dimas, lembrando que a filosofia adotada na nova unidade já está sendo implantada em todas as outras fábricas da Matsuda. “Começamos em Minas, há quatro anos. Lá obtivemos em dois anos e meio de trabalho o ISO 9001 e a gestão do alimento seguro. A experiência foi tão positiva que partimos para a implantação do programa em todo o Grupo”. Com mais de 24 anos de experiência profissional e passagem por outras quatro empresas de renome, Dimas Cerize garante que, antes de entrar na Matsuda, nunca tinha visto outra empresa igual. “A paixão que move cada um dos funcionários da empresa é tocante. Bem a imagem e semelhança de seu proprietário, Jorge Matsuda, um apaixonado e entusiasta com tudo o que ele e sua equipe fazem”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *