Agricultura

Maçã nacional: saborosa e de boa qualidade

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento lançou na primeira semana de março, no Rio Grande do Sul, um projeto-piloto para informar o mercado interno sobre a sanidade e qualidade da maçã nacional, cuja cadeia produtiva é uma das pioneiras do Programa de Produção Integrada de Frutas (PIF), criado em 2002.

“Vamos mostrar aos consumidores e supermercadistas que temos um alimento seguro, de alta qualidade e saboroso, que é a nossa maçã”, diz o coordenador da Produção Integrada da Cadeia Agrícola do Mapa, Luiz Nasser. O projeto, acrescentou, será realizado em municípios de Serra gaúcha.

A cadeia produtiva da maçã foi escolhida para o projeto-piloto porque há um grande volume de produção da fruta no País, cultivada em pomares que seguem as normas do PIF. “A nossa maçã é consumida dentro e fora do Brasil”, assinala Nasser. Para desenvolver o projeto, o Mapa contará com a parceria da Associação Brasileira dos Produtores de Maçã (ABPM), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Inmetro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Sebrae, universidades e institutos estaduais de pesquisa.

O projeto-piloto começará no Rio Grande do Sul porque o estado é um dos principais produtores brasileiros de maçã. A maior parte dos pomares da fruta está localizada no município de Vacaria, nos Campos de Cima da Serra, na região noroeste do RS. “Depois de dois meses, pretendemos estender essas ações para Santa Catarina e São Paulo”, informa Nasser. “Vamos mostrar aos nossos consumidores e supermercadistas que o Brasil produz maçã num sistema moderno, que garante um alimento saudável e da melhor qualidade.”

Com a criação do PIF, o Brasil passou certificar a produção da fruticultura. O sistema permite rastrear toda a cadeia, desde as áreas de cultivo até a mesa do consumidor. A Produção Integrada de Frutas é um modelo agrícola baseado na sustentabilidade dos recursos. Ou seja, ambientalmente correto socialmente justo e economicamente viável. No caso específico da maçã, houve uma significativa redução no uso de agrotóxicos nos pomares. O emprego de herbicidas caiu 67%, o de acaricidas, 67%; o de inseticidas, 25%; e o de fungicidas em 15%.

Atualmente, o País tem cerca de 18 mil hectares ocupados pela produção integrada de maçã, reunindo aproximadamente 285 produtores/empresas. Os pomares se concentram no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A safra brasileira de maçã no sistema PIF gira em torno de 462 mil toneladas/ano. No ano passado, as exportações do setor somaram US$ 31,9 milhões, representando 57,1 mil toneladas.

Além da maçã, o Pais tem outros 13 projetos de produção integrada de frutas, que envolvem as seguintes espécies: manga, uva, mamão, citros, banana, pêssego, caju, melão, goiaba, figo, caqui, maracujá, coco, abacaxi e morango.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *