Pecuária

Bezerro: correto manejo dos bezerros melhora produtividade do rebanho

O pecuarista deve ter atenção para os cuidados que devem ser tomados com os bezerros, desde o seu nascimento. Estes cuidados são fatores importantes para garantir que, quando adultos, estes animais apresentem melhor resistência a doenças e maior produtividade.

O manejo deve começar antes mesmo do nascimento dos bezerros. Quando está próximo da parição das vacas, estas devem ser mantidas em pasto maternidade localizado, preferencialmente, próximo à casa do produtor ou tratador, o que facilita a observação do parto e a prévia resolução de qualquer problema que venha a ocorrer.

A assistência no parto, salienta o médico veterinário da Embrapa, Marivaldo Figueiró, torna-se importante na prevenção de possíveis problemas que possam ocorrer no momento da parição, tais como a demora na expulsão do bezerro, retenção de placenta, entre outros que venham a complicar a vida da vaca ou do próprio bezerro. Logo após o nascimento, deve-se realizar a limpeza do bezerro, retirando as membranas fetais e muco do nariz e da boca, caso a vaca não o tenha feito, não deixando de colocá-lo em local limpo e seco.

O colostro, primeiro leite produzido pela vaca, deve ser oferecido ao bezerro nas primeiras seis horas, e o que sobrar deve ser armazenado em geladeira para alimentar outros animais que tiverem necessidade. É preciso ter cuidado também com o corte e cicatrização do umbigo que deve ser tratado com solução de iodo a 10% até que caia. A alimentação durante os seis primeiros meses deve ser feita à base de ração concentrada. O bezerro também pode receber sal mineral e deve ter sempre água limpa disponível.

O médico veterinário atenta para a necessidade de se ter alguns cuidados visando à prevenção de doenças, como vacinar os bezerros contra Paratifo aos 15 e 30 dias após o nascimento, contra febre aftosa desde o nascimento, durante as campanhas, Alem de vermifugar os bezerros a partir dos dois meses de idade, de 90 em 90 dias até o desmame e controlar carrapatos, bernes e mosca-do-chifre, usando inseticidas. Além desses cuidados, o produtor deve manter as instalações sempre higienizadas, fazendo limpeza diária para evitar acúmulo de dejetos que podem vir a transmitir diversas doenças.

Com as fêmeas vacinar contra brucelose entre três a oito meses de idade, outra questão que deve ser observada, salienta o veterinário, refere-se à construção dos bezerreiros, que devem ser assoalhados e suspensos a 70 cm do solo, com frestas entre as peças de madeira, para que a urina, fezes e água de lavagem escorram com facilidade. Além disso, o local deve permanecer seco e limpo, obrigando os animais por faixa etária, evitando sujeira e contaminações.

De acordo com os técnicos da Embrapa, os pecuaristas devem planejar a estação de monta do gado de corte visando o nascimento dos bezerros durante o período chuvoso, época em que há maior disponibilidade de pastagem. Por outro lado, os de produção leiteira é interessante que o planejamento seja de nascimento durante todo o ano, para que as propriedades leiterias tenham o produto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *