Agricultura

Mamão: fruticultura – Bahia começa a exportar para os EUA

Cinco empresas localizadas no extremo Sul da Bahia vão exportar mamão papaia para os Estados Unidos, graças à implantação do programa de Produção Integrada de Frutas, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A primeira delas, empresa Bello Fruit, exportou mais de 22 toneladas da fruta para o país norte-americano. As próximas empresas habilitadas a vender o produto são Lembrance, Nova Estrela, Gondo e Guairá.

Segundo o diretor de Defesa Vegetal da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Cássio Peixoto, essas instituições foram auditadas pelo Ibametro e receberam as certificações da PIF e do protocolo de boas práticas agrícolas Eurepgap, que é um certificado internacional. Para exportar aos EUA, os produtores de mamão introduziram o sistema approach, que reduz o risco de contaminação pela mosca-das-frutas. O sistema foi desenvolvido pela Adab em parceria com a Universidade de São Paulo, Embrapa e o Ministério da Agricultura.

Com o sistema approach e o PIF, a produção é monitorada desde a frutificação, com o controle de pragas e doenças, até o destino final. Isso permite o controle da qualidade das frutas. “Os produtos passam por uma bateria de exigências, como controle de aplicação de defensivos agrícolas, período de carência, análise de resíduos e monitoramento no campo. Tudo isso é feito para garantir ao consumidor um produto de extrema qualidade,” explica Peixoto.

Além de garantir a qualidade dos alimentos, o programa de produção integrada tem a preocupação de produzir sem agredir o meio ambiente, revela o coordenador-geral do Sistema de Produção Integrada e Rastreabilidade do Mapa, José Rosalvo Andrigueto. “É uma melhoria do processo produtivo para se obter um alimento seguro e que não tenha contaminações. O sistema também é econômico, pois ele reduz o custo da produção ao usar menos agrotóxicos e fertilizantes.”

A superintendente Federal de Agricultura da Bahia, Maria Delian Gomes informa que a segurança alimentar é uma exigência dos consumidores brasileiros, dos países desenvolvidos e da Organização Mundial da Saúde de Segurança Alimentar. “Por isso todos os produtos perecíveis que são exportados pelo Brasil têm que cumprir essas determinações. E isso tem melhorado o nosso desempenho nas exportações”.

A Bahia também exporta mamão para a Europa. A meta do governo baiano é atingir os mercados asiáticos. Segundo o diretor de Defesa Vegetal da Adab, com esses mercados o Estado poderá exportar até 34 mil toneladas do produto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *