Pecuária

Milho: nutrição animal fungo é ameaça ao milho e sorgo ensilado

A proteção da silagem contra o ataque de fungos e leveduras no pós-abertura do silo é um fator determinante para garantir o fornecimento de material nutricional de boa qualidade aos animais, conforme observa o médico veterinário Paulo Soeiro, gerente da Lallemand Animal Nutrition no Brasil, ao destacar as características de ação do inoculante biológico Lalsil Milho, já presente no mercado brasileiro.

Segundo Soeiro, a ensilagem, quando realizada dentro das técnicas e padrões recomendados e pelo fato de conservar os princípios nutritivos do material ensilado, garante o fornecimento aos animais de alimento de boa qualidade durante todo o período crítico de estiagem. Em conseqüência, os custos de produção são minimizados e se mantêm os índices produtivos e reprodutivos.

Para o técnico, o milho e o sorgo têm sido forrageiras de grande utilização no processo de ensilagem, pois são culturas tradicionais, se adaptam facilmente para este fim, com boa qualidade nutricional além de bom rendimento de massa verde e grãos conseguindo-se uma silagem de boa qualidade.

O gerente da Lallemand informa que Lalsil Milho promove a aceleração do processo de acidificação da ensilagem, limitando o risco de formação de ácido butírico e o desenvolvimento de bactérias que podem representar riscos à saúde dos animais. Segundo ele, Lalsil Milho atua com a combinação específica das bactérias Lactobacillus plantarum MA18/5U e Propionibacterium acidipropionici MA26/4U, assegurando máxima proteção à ensilagem de sorgo e milho, através dos efeitos combinados da acidificação e da melhor estabilidade aeróbica.

Soeiro explica que a acidificação rápida, uma das características do Lalsil Milho, impede as fermentações indesejáveis, consegue uma redução rápida do pH e mantém o material protegido dos ataques de microrganismos que ocorrem no pós-abertura do silo. Com esse efeito, também consegue reduzir as perdas por produção de álcool. O produto é indicado para ensilagem de milho, sorgo e gramíneas com matéria seca maior que 35%. Promove grande inibição do crescimento de fungos pela alta produção de ácido propiônico, favorecendo maior estabilidade na abertura do silo, inibindo, ao mesmo tempo, o crescimento de bactérias indesejáveis.

Lalsil Milho é um agente conservante biológico com ação de fermentação, acidificação e controle de fungos da silagem, destinado à conservação das silagens de milho e sorgo, grão úmido ou planta inteira. O produto é apresentado em pó solúvel em água para aplicação líquida, acondicionado em sachês de 200g para tratar 80 t de milho e sorgo planta inteira e 40 t de silagem de grão úmido. O inoculante é utilizado em agricultura biológica, conforme regulamento Europeu UE n° 1804/1999 de 19 de julho de 1999, e não é corrosivo, não é tóxico, e respeita o meio ambiente, segundo informações da Lallemand.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *