Pecuária

Mangalarga: a festa máxima do cavalo de sela brasileiro

Belo, imponente, com bom temperamento. Essas são características comuns a qualquer equino da raça Mangalarga. Mas não são apenas padrões estéticos que definem estes animais.

A principal marca, ou principal trunfo do “cavalo de sela brasileiro” é, como não poderia deixar de ser, a funcionalidade. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo da Raça Mangalarga, Mario Alves Barbosa Neto, a seleção pela funcionalidade vem sendo um fator preponderante na disseminação da raça: “Houve uma mudança de mentalidade, focando o animal belo, porém, apto a atender todo o tipo de serviço na fazenda. Isso contribuiu para a expansão da raça, inclusive, em outras regiões do país”, atesta o presidente.

O presidente do Núcleo gaúcho da raça, Eduardo Faria Finco, confirma esta conquista de novas fronteiras no sul do país, isso num estado dominado pela raça Crioula. “As cavalgadas estão crescendo na região e são um trunfo para o Mangalarga, além da versatilidade e da beleza, que é inquestionável”, garante Finco.

A obsessão dos criadores da raça pela funcionalidade ficou evidenciada durante a 28ª Exposição Nacional da Raça Mangalarga, realizada de 7 a 15 de outubro em Jaú, SP. No evento, diversas provas funcionais, como tambor, maneabilidade e andamento ajudaram a coroar o Mangalarga como uma excelente opção para o trabalho, o esporte e o lazer. A habilidade, inteligência e boa índole dos animais garantiram provas bastante acirradas. “Estas inúmeras possibilidades de utilização do Mangalarga, que serve desde os cavaleiros mais experientes até as crianças, o transformam num eficiente instrumento de integração familiar”, atesta a criadora Josiane Matta.

Realizando a Nacional na capital paulista no ano passado, desta vez, a raça fez sua grande festa na cidade de Jaú, um importante centro de criação e difusor da qualidade do cavalo de sela brasileiro. A excelência genética dos animais apresentados, contribuindo para o alto nível da mostra, foi um ponto destacado por todos os criadores participantes. “É muito bom ver uma pista pesada como a que vimos aqui em Jaú. Isso cria desafios para o criador e valoriza de forma extraordinária o trabalho de seleção de quem as sai bem na mostra”, garante o tradicional criador João Carlos Matta.

Os animais de pelagem pampa foram um espetáculo a parte na Nacional do Mangalarga. A funcionalidade presente a todos os animais da raça também ficou evidenciada nestes animais, conciliando de forma harmoniosa beleza e função. Para o criador Antônio de Gil Faria, que abocanhou a maioria dos prêmios nesta categoria, a seleção do Pampa representa dar um “upgrade” num animal que já é extraordinário. “Além disso, é uma forma de atender bem a um mercado que está cada dia mais significativo: o de usuários do cavalo, onde a pelagem pampa tem destaque”.

Além dos julgamentos, esta edição foi marcada com noites de festa no recinto Parque de Exposições Sebastião Ferraz de Camargo Penteado. Logo após os trabalhos, foram servidos happy hours regados a shows de músicas com cantores locais. Para animar ainda mais, a ABCCR Mangalarga alugou a boate White House e distribuiu convites gratuitamente. Foi mais uma noite inesquecível com músicas dos anos 60.

Julgamento simultâneo

A novidade deste ano, o julgamento simultâneo dos 3 juízes nas categorias geral e pelagem, deu mais agilidade para a disputa. “A organização melhorou muito tanto na rapidez, já que os julgamentos estiveram muito mais ágeis, quanto no comprimento dos horários pré-determinados, o que nos ajuda a ter mais organização interna para apresentar melhor nossos animais”, comenta o criador Eduardo Figueiredo Augusto.

O leilão de ventre nesta edição da Exposição Nacional conseguiu superar todas as expectativas e bateu recordes de lances registrados em outras edições. A ABCCR Mangalarga aproveita a oportunidade para a agradecer a todos os criadores que doaram os ventres de seus animais, todos de excelente qualidade, e a todos os criadores que participaram dando lances valiosos. Mais uma vez, a participação geral e a união de todos, garantiu que mais este Leilão fosse um grande sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *