Agricultura

A nova cor da melancia!

Visando criar alternativas para os consumidores, a Embrapa Rondônia, em parceria com a Embrapa Semi-Árido, desenvolveu duas variedades de melancia de polpa tenra, A BRS Soleil e a BRS Kuarah, levemente crocante, com alto teor de açúcares e de coloração amarelo canário, característica que revela a presença de Beta-caroteno.

Este pigmento, que comumente é encontrado em outros vegetais de coloração amarela e laranja, como as abóboras e a cenoura, é precursor da vitamina A e desempenha importantes funções no organismo humano, sobretudo com relação à visão e à imunidade.

Para o consumidor, as futuras variedades serão mais práticas, pois, além de apresentarem excelente sabor, os frutos são pequenos variando em média de dois a quatro quilos, o que representa menor preço por unidade, maior facilidade de transporte e rapidez no consumo, mesmo em famílias pequenas, evitando a armazenagem no refrigerador. A idéia salienta o pesquisador da Embrapa Rondônia responsável pelo trabalho, Flávio de França Souza, é proporcionar ao consumidor novas alternativas de consumo. “Na realidade a melancia amarela já existe na natureza, o que a Embrapa fez foi desenvolver um trabalho para tornar o seu cultivo economicamente viável”, diz o pesquisador.

Além de excelentes propriedades organolépticas e nutricionais, as duas variedades apresentam menor tamanho de fruto, o que oferece maior comodidade aos consumidores pela facilidade no transporte da gôndola do supermercado até a residência, pela rapidez no consumo, mesmo no caso de famílias pequenas, que são cada vez mais comuns nos grandes centros e pelo fácil acondicionamento no refrigerador. Há ainda a vantagem do menor preço unitário dos frutos. A idéia, salienta o pesquisador, é pro.

Para os produtores, a precocidade de BRS Soleil e BRS Kuarah possibilitarão retorno mais rápido, economia no uso de insumos e mão-de-obra e melhor aproveitamento da área de cultivo, além de contribuir para redução dos riscos de perda da lavoura pela ocorrência de veranicos ou enxurradas. As plantas são mais compactas, possibilitando uma maior densidade e, portanto alto potencial produtivo. A melancia é uma fruta saborosa, refrescante e de baixo valor calórico, sendo, portanto, adequada aos mais variados tipos de dietas.

Em Rondônia, essas variedades foram testadas nos municípios de Porto Velho, Machadinho d´Oeste, Presidente Médici e Ouro Preto d´Oeste, com produtividade média de 31 t/ha e ciclo de 65 a 70 dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *