Pecuária

Vermifugação: planejamento garante eficiência

Estima-se que nas regiões de clima temperado, como é caso dos estados da região sul do Brasil, o índice de mortalidade se mantenha na casa dos 10 %, o que para muitos especialistas caso do médico veterinário Ph.D em epidemiologia animal do CNPGC, Embrapa Gado de Corte, Ivo Biachin é um número bastante alto. Nas localidades mais próximas ao Brasil Central, onde o fator clima não favorece tanto o desenvolvimento desses agentes a mortalidade não passa de 2% do rebanho. No entanto, Bianchim diz que há de se considerar que o centro oeste brasileiro concentra cerca de 60% do rebanho bovino nacional, de pouco menos que 190 milhões de cabeças, o que proporcionalmente não diminui a gravidade do problema.

Um dos principais focos causadores da contaminação por vermes na atualidade é a exploração intensiva das área de pastagem e a superlotação dos piquetes, principalmente no período de safra, época que a lotação das fazendas aumenta. Alguns criadores chegam a colocar num mesmo piquete, três, quatro vezes mais animais do que o indicado, o que obriga o bovino a fazer um pastejo menos seletivo, muitas vezes em contato direto com as fezes contaminadas pelas larvas desses agentes, explica Biachim.

De acordo com o pesquisador do CNPGC, dentro dos sistemas intensivos, desde que os animais tenham uma boa alimentação, podem ser tratados também no período seco do ano. No entanto, o médico veterinário deverá realizar exames de fezes nos animais para verificar o grau de infestação. Para o veterinário, o efeito das verminoses sobre os bovinos depende, sobretudo, da espécie e do grau de infecção, o qual, por sua vez, relaciona-se com diversos fatores, tais como as condições climáticas, solo, vegetação, tipo de exploração, raça e idade do animal, e o tipo de pastagem. “Para se chegar a um controle eficiente e econômico é necessário estudar a epidemiologia dos helmintos nas diferentes regiões ecológicas e, desta forma, conhecer melhor a dinâmica deles no animal e na pastagem”.

Controle estratégico muda conforme região

Os prejuízos causados pelas verminoses dependem, entre outros fatores, da idade dos animais e do custo do número de doses de vermífugo a ser utilizado. Isso por sua vez tem relação direta com as condições de clima favoráveis ou não ao aparecimento desses agentes no rebanho. No Brasil central, a estratégia de controle da infestações tem como foco o período seco pela diminuição drástica na população desses agentes causadas pela estiagem e o forte calor.

Bianchim fala que o controle estratégico de verminoses é, por definição, preventivo e seus efeitos só são sentidos no longo prazo. Quando se fala que é o longo prazo, é que a cada ano que passa, se o pecuarista fizer o tratamento corretamente o número de larvas na pastagem diminui, e com isso o controle estratégico tende a ter maior eficiência com o passar dos anos, enfatiza. Já para pesquisadora Márcia Cristina Sena de Oliveira do CPPSE, Embrapa Pecuária Sudeste, de São Carlos, SP, não existe uma fórmula fechada para tratar o rebanho contra as verminoses. Para ela, o mais importante é que o pecuarista tenha consciência de que, quanto mais novo o animal mais frágil é o seu sistema imunológico. Portanto, é maior a vulnerabilidade dele à verminoses. Segundo a veterinária, um erro muito comum nas fazendas de pecuária e mais grave até do que aplicar a vermifugação em excesso é a sub-dosagem dos medicamentos. “Essa prática causa a resistência do parasita e isso é grave”.

Ambos são categóricos ao afirmar que a condição nutricional do rebanho é um fator fundamental para a melhoria da resistência imunológica. De acordo com pesquisador do CNPGC, uma pergunta recorrente no campo é em qual fase da vida o bovino fica mais carente desse manejo nutricional para garantir sua resitência? Segundo ele, a fase em que o bovino fica mais sensível a verminose é do desmame até os 18-20 meses de idade. A partir daí seu organismos já desenvolveu anti-corpos suficiente para manter um equilíbrio na infestação.

Devido o desconhecimento dos pecuaristas da tecnologia de controlar estrategicamente a verminose dos bovinos da desmama até os 18-20 meses de idade nos meses de maio, julho e setembro (Período seco do ano) estima-se que cerca de 65% das doses de anti-helmínticos utilizadas não causam o retorno previsto. O Brasil gasta cerca de 135 milhões de dólares por ano em vermífugos e cerca de 65 % deste dinheiro não se traduz em benefícios reais para o pecuarista. Os bovinos de leite são mais sensíveis a verminose na recria pode ser tratados como os bovinos de corte e nas demais categorias animais devem serem acompanhadas através de exames de fezes e se for necessário serão tratados. “O controle estratégico aqui preconizado para controle da verminose não dispensa a assistência técnica, uma vez que o número de doses de anti-helmínticos a serem utilizadas nos animais muitas vezes deve ser acrescido e/ou modificado, dependendo do manejo, raça, nível nutricional e outros fatores, havendo necessidade de se fazer exames de fezes nos animais”, considera Bianchim.

Estudos realizados no Centro de Pesquisa Agropecuária do Pantanal (CPAP) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), sobre epidemiologia de helmintos em bovinos de corte na região, evidenciam que existem condições de sobrevivência das larvas infectantes durante o ano todo. Porém, tanto o número como a migração, aumentam no período chuvoso. Também o número de helmintos adultos nos animais é maior durante o período chuvoso. O CPAP recomenda a intensificação do tratamento anti-helmíntico durante o período chuvoso. No momento, no chamado pantanal alto, podem ser utilizadas as mesmas épocas de tratamento dos cerrados ( maio, julho e setembro).

Já o Centro Nacional de Pesquisa de Ovinos (CNPO) da EMBRAPA, no Rio Grande do Sul, preconiza um controle estratégico em bovinos de corte com um total de oito medicações, do desmame até os 24 meses de idade, número de doses de anti-helmínticos em animais com idade próxima ao abate até os 24 meses de idade. Categoria/bovino março, junho, setembro, novembro, mais ou menos próximo ao desmame e aos 24 meses de idade. Os resultados obtidos mostram um ganho adicional de 67 kg de peso vivo/animal, em relação a um lote não controlado, diferença esta que corresponde a um incremento de 70%, além de reduzir 10% da mortalidade.

Trabalhos realizados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Difusão de Tecnologia de Santa Catarina (EPAGRI) demonstraram, também que, em pastagem cultivada o melhor controle estratégico na região é usar 8 medicações/ano, a partir de maio, a cada 45 dias. Esses resultados indicam o tratamento anti-helmíntico como altamente lucrativo no Planalto Catarinense, reduzindo em um ano e meio a idade de abate dos animais, produzindo um incremento na lucratividade de 58%.

Em algumas situações especiais como, por exemplo, as vacas no intervalo entre partos requerem medidas extras. O pique de parição das vacas, no Brasil Central, ocorre nos meses de agosto e setembro. Neste caso, é recomendável vermifugar todas as vacas uma vez ao ano, em julho ou agosto, para diminuir a infestação de larvas no pasto, e como medida preventiva para os bezerros que nascem neste período.

Já para os animais a partir da desmama os resultados de pesquisa na região Central do Brasil indicam que o melhor esquema de controle deve englobar o período seco do ano. Observa-se que a maior parte das estações meteorológicas (65,1%) mostra uma estação seca nos meses de junho, julho e agosto. A área estudada incluída na estação seca abrange os Estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Rondônia, Acre, região centro-sul do Amazonas, Pará, Maranhão, grande parte do Piauí e Bahia, a maior parte do interior de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.

Em resumo, isto proporcionaria uma redução de 2% em mortalidade e um ganho médio de 41 kg de peso vivo por animal, no abate. O desempenho financeiro de dosificar os animais três vezes ao ano (maio, julho e setembro) proporciona, em dois anos, um retorno de 457,46% sobre o custo da aplicação do anti-helmíntico. Por fim, cabe ressaltar que a adoção da dosificação estratégica não enfrenta restrição quanto aos sistemas de produção em uso pelos produtores, uma vez que, em essência, é uma questão gerencial, não exigindo qualquer investimento adicional.

PRODUTOS UTILIZADOS PELOS PRODUTORES E OS QUE ESTÃO NO MERCADO

Existe no mercado uma grande quantidade de produtos anti-helmínticos. De acordo com o pesquisador da Embrapa Gado de Corte, o produtor deve dar preferência aos anti-helmínticos chamados de largo espectro, isto é, que atuem em todas as espécies de vermes. O meio de administração do vermífugo (oral, pour-on, injetável, intra-ruminal) não é importante, e o produtor pode escolher o que melhor lhe convier. O que realmente importa é o princípio ativo do produto que deve ser bom. Mesmo usando-se o melhor anti-helmíntico do mercado, este pode não trazer retorno, se for aplicado em categorias de animais inapropriadas, ou em épocas do ano erradas. Devido a esse uso inapropriado, estima-se que cerca de 80% das doses de anti-helmínticos utilizadas nos animais, no país, sejam dadas erradamente e, portanto, não trazendo retorno econômico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *