Agricultura

Soja: onde economizar ao planejar a safra

Com a quebra na última safra provocada pela estiagem e pelos baixos preços do grão no mercado internacional, muitos agricultores devem optar por fazer uma safra com custos reduzidos, maximizando resultados.

“É o momento de repensar muitas atitudes e buscar alternativas para aumentar a margem de lucro, isso implica em planejamento para reduzir custos e aumentar a produtividade. Essa combinação de fatores pode significar um pouco a mais de dinheiro no bolso no fim da safra”, aconselha Lineu Domit, pesquisador da Embrapa Soja.

Fazer o monitoramento mais intenso da lavoura, tomadas de preço para aquisição de produtos, anotação de todos os custos e consultas a engenheiros agrônomos devem passar a ser atividades rotineiras de quem pretende aumentar os lucros no próximo verão. Entre os custos variáveis de produção, os gastos com adubação, herbicidas e aquisição de sementes são os que mais pesam para o agricultor.

Escolhas corretas ajudam a evitar desperdícios e racionalizar mais os recursos. “Hoje, existem alternativas para se otimizar a aplicação dos recursos nas lavouras, mas isso exige uma mudança de hábito. É uma situação semelhante a que vivemos com o racionamento de energia elétrica. Muitos de nós descobrimos que era possível economizar, bastava estar atento para isso”, explica Fernando Adegas, técnico da Emater/PR.

As dicas de economia na escolha de cultivares, no manejo de herbicidas e na aplicação de fertilizantes são os destaques do Sistema de Alerta, produzido pela Embrapa Soja, em sua página na internet, no endereço www.cnpso.embrapa.br/alerta.

CUIDADO COM A SOJA VERDE!

Um problema conhecido por soja verde, que afeta a germinação e o vigor da semente, pode comprometer o plantio da próxima safra de verão em algumas regiões. A ocorrência de sementes de soja verdes está diretamente associada às condições climáticas, que provocam a morte prematura das plantas. Segundo o pesquisador José de Barros França Neto, a morte prematura da planta acaba forçando o processo de maturação das sementes. “Ao invés de amarelarem, as sementes são colhidas ainda verdes, com altos índices de clorofila, o que afeta seu potencial de vigor e germinação. Algumas sementes esverdeadas chegam a germinar, mas não se desenvolvem bem”, explica.

Estudos realizados pela Embrapa Soja e Universidade Federal de Lavras mostram que a porcentagem máxima de soja verde permitida em um lote de sementes não deve ser superior a 9%. Acima desses valores, o produtor pode ter prejuízo com a não germinação ou baixa produtividade. Para quem não quer ter a surpresa de adquirir lotes de sementes verdes, o Termo de Conformidade e o Boletim de Análise, que entregues junto com a Nota Fiscal, podem servir de indicativo do problema. Antes de adquirir o lote, o produtor pode ainda solicitar amostras para realizar testes de germinação em laboratório ou no solo. Na última safra, a seca causou prejuízos do Rio Grande do Sul ao estado do Mato Grosso.

A ocorrência de soja verde afeta tanto produtores de sementes como de grãos. As indústrias esmagadoras costumam cobrar um deságio no recebimento da produção que tem alta porcentagem de soja verde porque a presença de clorofila afeta a qualidade dos derivados de soja. Segundo o pesquisador José Marcos Gontijo Mandarino, “os grãos de soja verde possuem de 2% a 3% menos óleo do que os grãos maduros. Além disso, a presença de clorofila aumenta os custos do processo de refino do óleo e da produção de produtos protéicos”, destaca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *