Agricultura

Programa de avaliação de touros a campo indica animais melhoradores

A Prova teve a participação de 146 tourinhos Canchim e Canchim MA incluindo a presença de 3 tourinhos da Vazante Agropecuária (Tupaciguara/MG), 4 do Sr. Germano F. Dias Silva Jr. (Pirenópolis/GO), 5 do Sr. Raphael A. Nogueira de Freitas (Aparecida de Taboada/MS), 4 do Sr. Deniz Ferreira Ribeiro (Águas de Santa Bárbara/SP), 4 do Sr. Henrique A. de Geus (Carambeí/PR), 1 do Sr. Luiz Adelar Scheuer (Capão Bonito/SP) e 1 do Sr. Andreas Peeters (Rio Verde/GO) com início dia 08/08/04 e término dia 12/04/05 onde os animais permaneceram totalmente a pasto e receberam suplementação com sal proteinado no período de 08/08/04 até 02/12/04, ou seja, apenas durante a seca.

Os tourinhos foram avaliados pelas seguintes características: peso final ajustado, ganho de peso diário ajustado, circunferência escrotal ajustada e score frigorífico além de obrigatoriedade de exame andrológico de boa qualidade e laudo de caracterização racial.

Os animais que obtiveram resultados acima da média em todas as características e preencheram os requisitos de andrológico e laudo foram selecionados como finalistas da prova para escolha do Elite Ouro e Prata.
Este ano, em colaboração com a Embrapa, foram medidas área de olho de lombo (AOL) e espessura de gordura (EG) que foram passadas para o juízes para auxiliar no julgamento dos finalistas.

Os vencedores foram : Grupo Canchim – ELITE OURO – ABUSADO DA VAZANTE (Filho de Azarro da Matão em vaca Moscou FJ); ELITE PRATA – UBIGUAÇU DA IPAMERI (Filho de Hamilton da Ilma e Renasseaca da Pereira). Grupo Canchim MA – ELITE OURO – U-MA-45442 DA IPAMERI (Filho do touro charolês americano Firesteel); ELITE PRATA – U-MA-42830 DA IPAMERI (Filho do touro charolês francês Exclusif RR5)

A 9A Prova já está na fase de adaptação dos tourinhos. “Acreditamos que um programa de avaliação de touros totalmente a campo, nos ajudará a encontrar os reprodutores mais indicados para o ambiente onde deverão cumprir suas as funções, ou seja, no pasto”, afirma o titular da Ipameri e promotor da prova João Paulo Marques Canto Porto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *