Agricultura

Soja: espaço para as transgênicas no centro-oeste

A equipe do Programa de Melhoramento da Soja da Embrapa Cerrados participou dos estudos que viabilizaram a geração das cultivares indicadas para o Cerrado. O pesquisador Plínio Itamar de Souza, coordenador da equipe, estima que foram gastos nove anos de pesquisas, entre laboratório e campo, até a obtenção das cultivares. Além das características transgênicas, as vantagens dessas cultivares são elevado potencial de rendimento, melhor estabilidade e adaptabilidade.

As cultivares de soja transgênicas RR são resistentes ao herbicida glifosato, por isso é mais fácil o manejo de plantas daninhas, além da redução de custo pelo menor uso de herbicidas – as cultivares convencionais utilizam diversos produtos para o controle de plantas daninhas e essas transgênicas apenas o glifosato. Em razão da não competição com as plantas daninhas há maior rendimento por área e menor perda na colheita.

Outros benefícios do uso das transgênicas, de acordo com os pesquisadores da Embrapa Cerrados, são a facilidade no cultivo, que possibilita a utilização de práticas conservacionistas, como Plantio Direto, e o potencial de lavoura. Na lavoura de planta convencional o uso de herbicidas em geral causa a fitotoxidez, a qual provoca a diminuição da produtividade, impacto ambiental, maior competição de invasoras e conseqüentemente perda na colheita. “Com transgênicas ganha-se até cinco ou seis sacos por hectare devido ao potencial de lavoura”, afirma o técnico Sérgio Abud.

Nesta primeira fase da soja transgênica, o produtor deve optar pelo cultivo em área com alta infestação de plantas daninhas, a fim de alcançar a eliminação das ervas problemas e experiência com a metodologia aplicada no sistema de produção de transgênicas.

A previsão dos pesquisadores a curto prazo é de que as cultivares transgênicas ocuparão grande parte da área com soja no Cerrado. Contudo a médio prazo, cerca de três anos, com a diminuição das plantas daninhas, muitos agricultores voltarão para cultivares convencionais e poderá haver um ponto de equilíbrio.

A longo prazo (10 anos), a escolha pelo cultivo de cultivares transgênicas ou convencionais dependerá do mercado comprador de grãos; do custo de produção; da disponibilidade de novas cultivares transgênicas; da ocorrência de plantas daninhas resistentes; e de novas informações relacionadas com saúde, meio ambiente e agronomia.

Semente Pirata

Devido a uma fiscalização ainda deficiente, aos entraves burocráticos, à curiosidade por uma nova tecnologia e, principalmente, o desconhecimento dos produtores de soja sobre os prejuízos que pode causar o uso de sementes piratas ou sem origem e integridade genética garantida, a utilização dessa prática tem preocupado muito as instituições ligadas ao agronegócio.

No mercado de sementes, as características de qualidade diferenciam as sementes melhoradas geneticamente do grão comum, vendido muitas vezes como semente pirata. A semente pirata é aquela comercializada sem a permissão do obtentor da cultivar, sem origem oficial, sem garantia de qualidade e integridade genética. Com isso todos perdem, principalmente o agricultor, que potencialmente está utilizado uma mercadoria de qualidade inferior.

A semente pirata pode conter ainda misturas de sementes não-transgênicas, devido à baixa qualidade na colheita e no beneficiamento, dificultando o estabelecimento da população de plantas, após a utilização do glifosato no controle das plantas daninhas. Tudo isso, resulta na degeneração das variedades, reduzindo significativamente as produtividades, trazendo grandes prejuízos para todo o agronegócio da soja no País.

As conseqüências dos danos causados pela utilização de sementes- pirata à sojicultura brasileira são incalculáveis. Além dos prejuízos diretos que a semente pirata fatalmente causa a cada agricultor, os prejuízos indiretos são ainda mais danosos e com efeitos mais profundos e abrangentes. O seguimento mais afetado será o do setor sementeiro, em seguida o da pesquisa e, finalmente, o agricultor, que verá seus problemas aumentarem, sua produtividade reduzir e não terá a pesquisa para mantê-lo em ascensão técnica ou socorrê-lo quando precisar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *