Pecuária

Com boa genética, evolução é rápida!

O pecuarista Denis Ferreira Ribeiro divide seu tempo entre gerenciar seus negócios dentro da pecuária e conduzir a presidência da ABCCAN, Associação Brasileira dos Criadores de Canchim. Titular da Kifil Agropecuária, projeto que compreende três fazendas, em municípios próximos a Campo Grande, MS, e da Fazenda Água Marinha e Rancho Topázio em Águas de Santa Barbara, SP, o criador que é um dos principais selecionadores da raça Canchim na atualidade, mantêm um trabalho de seleção com base genética nas raças Charolês, Nelore e Canchim, com a finalidade de formar produtos para abastecer os mercados de animais elite e comercial.

Selecionador de gado de corte desde 1992, quando começou a trabalhar com o choque de sangue para produzir carne através do cruzamento industrial, o criador desenvolveu um olhar treinado para escolher em leilões de gado de seleção, bovinos de grande potencial genético para utilização no seu plantel. A experiência acumulada ao longo de anos, viajando pelo Brasil para selecionar e comprar animais, deram a ele, a propriedade de quem tem conhecimento de causa para falar, até com certo saudosismo, das passagens vividas dentro da pecuária.

Ribeiro, conta que a sua própria história com a raça Canchim reserva alguns fatos muito interessantes como na ocasião da compra do touro Júri, animal que se tornou consagrado dentro da raça, mas que na época era pouco conhecido. O criador lembra que no leilão do Núcleo Paulista de 2000, ele arrematou o animal, ainda garrote, por um preço bem compensador. Passados alguns meses, o tourinho ganhou o titulo de grande campeão nacional da raça, em Araçatuba 2001.

Outro fato que o pecuarista hoje relembra com naturalidade, mas que na época foi motivo de grande dificuldade, ocorreu no início dos trabalhos na fazenda Água Marinha. Segundo ele, a propriedade ainda recém adquirida para ser um posto estratégico de venda de tourinhos Canchim para as regiões Sul e Sudeste, teve um início até bastante satisfatório lembra o criador. Um surto de aftosa no Mato Grosso do Sul, no entanto, mudou radicalmente os rumos do projeto, pois, os animais que antes tinham trânsito livre, ficaram impedidos de cruzar a fronteira dos estados pelo Ministério da Agricultura.

O criador lembra que assim que soube que não poderia mais trazer os animais do MS, tratou logo de encontrar outra alternativa para desenvolver o projeto na Água Marinha. O primeiro passo foi buscar orientação técnica para levar para frente, a idéia de formar um plantel de gado Canchim elite na região Sudeste. O médico veterinário Marcelo Antônio Franceschi foi então chamado pelo criador para dar assessoria técnica ao projeto. Como responsável técnico da associação, o veterinário tinha contato direto com outros criatórios e por isso foi delegada a ele, a função de identificar matrizes que estivessem a venda para formar um rebanho próprio. Franceschi que é médico veterinário e técnico oficial da ABCCAN orienta, até hoje, os trabalhos de seleção, acasalamento e manejo da fazenda Água Marinha.

Segundo ele, a melhora de um plantel, seja do criador fulano ou do criador sicrano, traz benefícios para a raça como um todo, pois a base genética é melhorada. “A fazenda Água Marinha era uma propriedade comum de gado de corte. Com a implantação do projeto de seleção foi preciso fazer uma re-estruturação completa nas instalações. Analisando por esse aspecto, a evolução observada no plantel da fazenda Água Marinha é excepcional”, observa o técnico.

O técnico lembra que, a base do plantel de matrizes começou a ser montada com a compra de um lote de 20 novilhas, adquiridas no leilão da Vazante Agropecuária, MG, que naquele mesmo ano, foram colocadas na estação monta com alguns touros trazidos à Água Marinha, antes do embargo. “No ano de 1999, foram incorporadas ao projeto de seleção da Água Marinha cerca de 37 fêmeas e o resultado da estação de monta foi muito satisfatório”, observa. Naquele mesmo ano o touro Nikson da Pereira, do criatório de Antônio D’ Góes foi comprado para servir também como reprodutor da fazenda.

“A inseminação artificial foi uma ferramenta importante no início dos trabalhos, pois proporcionava a utilização de sêmen de touros consagrados na raça que aliado ao time de matrizes, já numeroso na fazenda, proporcionou um crescimento vertiginoso no rebanho da Água Marinha, não só do ponto de vista quantitativo, mais na qualidade do plantel”, relembra o criador, conclui.

Ali começava também uma era de conquistas importantes no projeto da Água Marinha nas pistas de exposição do circuito da raça. No mesmo ano que o Júri foi Grande Campeão Nacional o Touro Patrick da Água Marinha, foi Reservado Grande Campeão Nacional, na mesma pista de Araçatuba. Em 2001, o hoje touro Brinquedo foi grande Campeão Nacional na categoria bezerro. No ano de 2002, Denis Ferreira Ribeiro foi eleito o melhor criador da raça. Já no ano de 2003, a fêmea Carolina da Água Marinha foi grande campeã Nacional na Feicorte, em São Paulo. Na mesma ocasião, o tourinho Delírio da Água Marinha foi Reservado Grande Campeão Nacional. O criador observa que a quantidade de premiações do plantel da água Marinha pelo pouco tempo de existência do projeto, pouco mais de cinco anos é excepcional.

Plantel é importante fonte de genética

Em volume, a Kifil Agropecuária é o principal projeto do pecuarista, pois reúne um plantel de animais bastante numeroso que fica dividido em três propriedades. Segundo ele, na Fazenda Esmeralda, localizada no município de Ribas do Rio Pardo, distante 100 Km de Campo Grande, MS, é mantido um plantel de 60 matrizes Canchim e seus produtos, além de animais amansados para as exposições e machos que já excederam a idade para participar das pistas e estão esperando para comercialização. Isso tudo totaliza um rebanho de cerca de 140 reses. “A elite do plantel da Kifil Agropecuária fica na fazenda esmeralda, mas, o criatório se destaca também por formar muitas matrizes de campo”, observa o criador.

Já na fazenda Vitória que fica no município de Bandeirantes, MS, a produção é focada em gado destinado ao abate por cruzamento industrial. Lá são mantidas cerca de 1000 matrizes zebuínas a maior parte fêmeas aneloradas e mochas naturais, que são complementadas por um plantel menor de matrizes de corte Canchim, cerca de 160 animais. “Essas novilhas são descartadas da seleção da fazenda Braço Quebrado, mas apresentam uma excelente conformação frigorífica e por isso viram matrizes de corte” observa.

Na soma do plantel unindo todos os produtos, o rebanho é superior a 2,5 mil cabeças. Ribeiro lembra que, eventualmente, uma parte pequena desse plantel serve de manancial genético de fêmeas 1/2 Canchim, escolhidas em seleção que retira pouco mais de 5% dos animais para servirem de base do cruzamento para um Canchim de sangue refrescado em São Paulo. “Usando a evolução genética das raças que serviram de base para formar o Canchim o selecionador garante uma atualização dessa genética para trabalhar com sangue novo”, ressalta.

Os animais na fazenda Vitória estão sendo abatidos em média aos 24 meses, todos com peso entre 17,5 @ e 18 @, acabamento de gordura considerando satisfatório, ficando mais de 90% enquadráveis na cota Hilton. “A raça Canchim se presta a produção de um bovino de carcaça superior, inteiramente, a pasto em condições sanitárias de manejo bastante facilitada”, conclui.

A fazenda Braço Quebrado tem um significado especial para o criador pelo motivo de ter sido lá que tudo começou. No início da década de 1990, na ocasião do encerramento de uma sociedade antiga num projeto de seleção para cruzamento industrial ele começou a produzir touros Canchim para comercialização na propriedade. Hoje, cerca de 400 matrizes registradas são mantidas na fazenda, com o objetivo de produzir reprodutores de campo, somando um total de 1100 cabeças.

Tecnologia de ponta garante eficiência

As tecnologias empregadas no projeto da Fazenda Água Marinha, tem como principal foco a seleção do gado Canchim elite para abastecimento de genética para o mercado brasileiro e exterior. No entanto, o diferencial que o criador busca empregar no seu trabalho está ancorado no intercâmbio de genética que ele realiza, buscando desenvolver linhagens de Canchim mais próximas da realidade da pecuária de corte.

Segundo ele, o objetivo é formar um Canchim de linhagem mocha, com qualidade superior ao que já existe. Para isso, o selecionador foi buscar no estado do Paraná, o touro Faquir Santa Tecla, animal que pertence ao presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Charolês e que devido suas características, entre elas, a de ser mocho natural é o animal ideal na opinião do criador para cruzar com uma novilhada nelore mocha, também recém adquirida para formar um Canchim mocho natural. “O Canchim da atualidade tem um padrão muito bom tanto nos atributos morfológicos quanto funcionais. No entanto, o desafio está em formar uma base genética de vanguarda para na raça para que ela poça ampliar seu foco de mercado”, declara.

A base para a realização desse trabalho é o rebanho de reprodutores e doadoras que o criador mantêm na fazenda Água Marinha. Com um time de causar inveja pela qualidade da genética disponível detêm nomes consagrados na raça como, os touros Patrick, Azarro e Quivalente da Água Marinha, além do touro Júri que está na Central Sersia Brasil, em coleta de sêmen. O Plantel de receptoras da fazenda conta com 12 doadoras, entre elas as fêmeas Odalisca da América, Carolina da Água Marinha TE, grande campeã nacional em 2003 e Electra da Água Marinha, avó, mãe e filha, respectivamente.

O trabalho de transferência de Embriões é realizado pela equipe técnica da In-Vitro no Rancho Topázio propriedade vizinha à Água Marinha. A estrutura é toda montada para recebimento, acomodação dos animais no processo de implantação de embriões e coleta das fêmeas. O material segue para a cidade de Mogi Mirim na sede da In-Vitro, onde é feita a FIV. Um estoque de 120 fêmeas selecionadas é mantido, permanentemente no rancho Topázio para servirem de receptoras dos embriões.

Uma terceira atividade mantida no Rancho Topázio e considerada estratégica pelo pecuarista que é a estação experimental de testes para certificação de touros Canchim. A prova de ganho de peso está no terceiro ano com o aval da ABCCAN. O espaço ainda serve de para avaliação de touros das raças Charolês, Charolês Mocho Blond e Blonel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *